OPINIÃO

'A bênção, vô; a bênção, vó'

Por Carlos Alberto Alves Neves |
| Tempo de leitura: 1 min
Professor

Frases que não se ouvem mais hoje em dia... As crianças, até há um tempo atrás, eram educadas a pedir a bênção do avô ou da avó, também dos pais, beijando a mão direita com todo respeito.

Ao levantar-se, quando encontravam os avós, ou quando iam para a cama... E ai se não pedissem a bênção. Os avós exigiam esse tipo de reverenciamento, também aos mais velhos, seus netos.

Os avós faziam o sinal da cruz na testa do pequeno e pediam proteção Divina para o neto (a).

Na verdade, essa prática é mais antiga do que se imagina. No mundo bíblico, a bênção (em hebraico brachá ou berakhá, no plural brachot) significa a invocação da presença de Deus sobre pessoas, coisas ou eventos.

Deve-se pedir a bênção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante.

Importante é que esse ato seja mantido vivo em nossa sociedade se as famílias mantiverem esses hábitos.

"É sempre simples. Aconselho que se chegue, peça um abraço, mostre carinho. Ver a resposta é muito gratificante".

Muitos já não acreditam no poder da bênção paterna e nem mesmo ensinam os filhos a pedi-la. Os pais têm uma missão sagrada na terra, pois deles dependem a geração e a educação dos seus filhos.

Eles são os primeiros mensageiros de Deus na vida dos mesmos, sobre os quais têm o poder de atrair as dádivas Divinas...

Nos dias de hoje, o respeito, o amor pelos pais e avós devem ser preservados, não tão formal como era no passado, mas a reverência aos mais velhos tornou-se algo mais próximo e menos formal.

Tenhamos o amor fraterno pelos nossos entes queridos!

Comentários

1 Comentários

  • laura farolo da silva 02/11/2023
    Crente pode pedir benção para mais velhos