SAÚDE

Estresse: os perigos para saúde e como mantê-lo sob controle

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Freepik
Fique alerta aos sinais de estresse
Fique alerta aos sinais de estresse

Prezado leitor,

É inevitável que a gente se estresse: uma entrega de trabalho, problemas em família, questões do dia a dia… Isso é natural e faz parte da vida.

O problema é quando nosso estado de estresse é constante: aí ele afeta nossa saúde, a qualidade do sono, a pele e pode trazer outras complicações de saúde. Por isso, neste domingo, convido você a refletir sobre como o estresse anda afetando sua vida!

Estresse: o que é exatamente?

O estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo externo. Por exemplo, quando fazemos atividade física, quando trabalhamos em uma demanda nova ou quando nos vemos em uma situação de perigo, nosso corpo produz alguns hormônios, como adrenalina e cortisol — que caracterizam a situação de estresse.

Isso faz nosso corpo ficar em uma situação de alerta, preparado para algum tipo de reação física. Ou seja, em diversos casos, o estresse é positivo, necessário e não passa de uma reação natural do nosso corpo

Mas quando o estresse é exagerado?

A questão negativa do estresse é quando nosso corpo não consegue relaxar e está em alerta constante. Por exemplo, um medo injustificado que não vai embora, a doença de um parente que não nos deixa descansar etc.

Uma vez que não conseguimos relaxar, os níveis de cortisol, o famoso hormônio do estresse, ficam muito elevados, o que aumenta nossa frequência cardíaca e o nível de açúcar no sangue, diminui a produção de insulina e promove a constrição dos vasos sanguíneos. Tudo isso pode resultar em diversos problemas, como:

  • problemas de pele, como acne e dermatites;
  • queda de cabelo;
  • alergias;
  • variações de apetite e humor;
  • perda de libido
  • depressão e transtorno de ansiedade;
  • enxaqueca;
  • obesidade;
  • diabetes,
  • hipertensão;
  • alteração do sono;
  • dores musculares, entre outros.

Quando essas situações aparecem, você precisa reavaliar sua rotina e eu te ajudo com isso!

É possível tratar o estresse?

É sim e a seguir mostro um passo a passo!

1. Identifique o motivo de estresse

O ideal é olhar para dentro de si e compreender o que anda desencadeando esses episódios de estresse. Se for uma demanda no trabalho, faça um plano de ação que vá ajudar a melhorar a situação. Se for uma questão pessoal, busque alternativas ou formas de canalizar o estresse.

2. Aprenda a pedir e buscar ajuda

Em alguns casos, um relacionamento amoroso é a sua fonte de estresse ou até um ambiente de trabalho cheio de competitividade. Entender os relacionamentos pode fazer com que você desapegue de algumas pessoas e abra caminho para construir relações mais saudáveis.

Nem sempre as pessoas conseguem enxergar sozinhas os seus problemas — e tudo bem! É para isso que a terapia serve. Com a ajuda de um psicólogo, você pode passar a se autoconhecer mais e isso faz toda a diferença na luta contra o estresse.

3. Respire antes de reagir

O estresse pode fazer com que a gente reaja de formas drásticas, fazendo a gente se arrepender depois. Por isso, respire fundo nos maiores momentos de estresse e reflita antes de reagir. Caso contrário, você acaba criando uma situação ainda mais estressante.

4. Faça atividades relaxantes

Ficar quieto, ler, meditar ou simplesmente respirar fundo algumas vezes no seu dia vai fazer com que a sua mente se acalme e você possa refletir com mais inteligência e tranquilidade.

Além disso, o esporte é uma ótima alternativa, como ele faz com que nosso cérebro libere endorfinas, temos uma sensação de bem-estar prolongada. A minha dica é buscar uma atividade que lhe dê prazer, porque aí fica mais fácil entrar na sua rotina.

Então, aproveite esse domingo para refletir sobre como o estresse anda afetando sua vida. Repense atividades que podem lhe trazer prazer e relaxamento e, claro, busque ajuda médica se for preciso — tanto para exames de check-up quanto para a terapia.

O importante é não naturalizar o constante estado de estresse.

Comentários

Comentários