POLÍTICA

Aliados de Suéllen vão desde deputado do Litoral até ex-prefeito de Barrinha

Prefeita tem laços com deputado Paulo Correa Júnior, ligado a atuais comissionados da Secretaria Municipal de Saúde

Por André Fleury Moraes | 27/05/2023 | Tempo de leitura: 5 min
da Redação

Facebook/Marcos Marcari

Rogério Barroso (irmão de Adilson), Suéllen Rosim, Marcos Marcari, Walmir Braga, Lúcia Rosim e Dozimar Rosim, em reunião, no 2.º turno de 2020; veja no final
Rogério Barroso (irmão de Adilson), Suéllen Rosim, Marcos Marcari, Walmir Braga, Lúcia Rosim e Dozimar Rosim, em reunião, no 2.º turno de 2020; veja no final

Poucos sabem, mas o grupo político da prefeita Suéllen Rosim (PSD) pouco tem a ver com Gilberto Kassab e companhia, embora o presidente nacional do partido ao qual a mandatária é filiada mantenha boa relação com ela.

O entorno da família Rosim, na verdade, traz aliados de outras localidades, que remetem a eleições antigas, sobretudo as de 2018, quando Suéllen se candidatou a deputada estadual, e 2020, quando disputou a Prefeitura de Bauru ao mesmo tempo em que seu pai, Dozimar, tentou uma vaga, sem sucesso, na Câmara de Birigui.

Os aliados mais próximos da prefeita, segundo apurou o JC, têm mais relação com Barrinha-SP, município localizado na região de Ribeirão Preto, do que propriamente Birigui, de onde Suéllen saiu para se tornar apresentadora de telejornal em Bauru antes de virar prefeita. E são poucos os aliados mais antigos efetivamente relacionados a Bauru.

Quem ajudou organizar a campanha de Suéllen em 2018, quando ela se candidatou a deputada pelo Patriota, foi Marcos Aparecido Marcari, ex-prefeito de Barrinha por dois mandatos (1996-2004). Seu vice, Adilson Barroso, tornou-se figura importante no âmbito nacional e chegou a ser presidente nacional do Patriota.

Marcos era e ainda é coordenador regional do Patriota na região de Barrinha. Foi o braço direito dos Rosim nas eleições de 2018 e de 2020, tanto em Birigui como em Bauru. Fazia visitas semanais às sedes do Patriota nas duas cidades e passou dias em Bauru no segundo turno da eleição municipal.

Sentou-se à mesa e conversou pessoalmente, olho no olho - bordão de Suéllen naquela disputa -, com ninguém menos do que a própria candidata e figuras hoje conhecidas na vida partidária de Bauru: seu pai, Dozimar; sua mãe, Lúcia Rosim; e seu cunhado, Walmir Henrique Vitorelli Braga.

Embora já tenha passado por cargos públicos, Marcos Marcari é hoje um "articulador da política", função cujas atribuições estão muito mais relacionadas aos bastidores políticos do que ao cenário externo do cotidiano.

E Marcos deixaria traços em Bauru. Seu filho, Leonardo Marcari, é assessor de gabinete da prefeita Suéllen desde 1 de janeiro de 2021. É considerado um dos "homens fortes" do governo Rosim. Está presente em praticamente todos os eventos, acompanha reuniões do secretariado e mantém presença ativa no Palácio das Cerejeiras.

A atual prefeita de Bauru é ligada também ao deputado estadual Paulo Correa Júnior, hoje filiado ao mesmo PSD de Suéllen e que, em 2018, pertencia ao Patriota, legenda pela qual Rosim disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) naquele mesmo ano.

Suéllen obteve pouco mais de 36 mil votos naquela disputa e se tornou a primeira suplente de Correa Júnior na Assembleia. Eleita prefeita de Bauru em 2020, a mandatária foi do Patriota ao PSC - antiga legenda de Gilberto Nascimento (hoje no PSD), de quem sua mãe, Lúcia Rosim, já foi assessora - e terminou no PSD, sigla à qual se filiou neste ano.

Enquanto isso, também em 2020, Gustavo Perissinotto (PSD) se elegeu prefeito de Rio Claro-SP e nomeou ninguém menos do que Giulia Puttomatti para a Secretaria de Saúde.

Giulia já tinha - como ainda tem - um currículo considerável no meio público. Foi secretária adjunta da Fazenda do município de São Paulo na gestão Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, hoje legenda à qual Suellen Rosim é filiada, e chegou a ter cargos no governo Lula 1, a partir de 2002.

Suéllen se distanciou de Correa Júnior por pelo menos um ano. Mas se reaproximou desde que migrou para o PSD, legenda do deputado. Foi exatamente na mesma época em que Giulia Puttomatti foi nomeada secretária em Bauru - indicação que teria sido de Correa Jr, em grande parte, que teve aval de Gilberto Kassab.

A reaproximação se tornou ainda mais evidente neste mês. Cunhado da prefeita Suéllen e atual tesoureiro do PSD em Bauru, Walmir Henrique Vitorelli Braga acaba de ganhar um cargo no gabinete de Correa Júnior. Foi nomeado assistente especial parlamentar.

A atuação de Correa se volta principalmente à Baixada Santista, Litoral paulista. É a mesma região de atuação de João Vitor de Freitas Costa, advogado que foi secretário de Planejamento e Finanças da Câmara de Santos - município onde nasceu Paulo Correa - e que hoje é assessor de gabinete da secretária Giulia Puttomatti.

Antes de vir a Bauru, entre 2015 e 2016 Vitor foi também assessor de gabinete de Paulo Correa na Assembleia (Alesp). Foi depois assessor da liderança do Patriota na Casa. Vitor deixou a Alesp em 2018.

Critérios técnicos são regra e relação com Correa é natural, afirma Suéllen

A prefeita Suéllen Rosim (PSD) nega que o deputado Paulo Correa Júnior (PSD) tenha digitais nas nomeações da secretária Giulia Puttomatti (Saúde) e de seu assessor, João Vitor de Freitas Costa, que trabalhou na Assembleia Legislativa no gabinete do parlamentar.

"Já vínhamos procurando nomes para a Secretaria de Saúde um mês antes da nomeação de Giulia. O que norteou a contratação dela foi o currículo", disse a prefeita ao JC nesta sexta-feira (26).

O mesmo argumentou Suéllen usou com relação a João Vitor. "Foi análise de currículo", destacou.

A prefeita também negou que tenha se distanciado do deputado Correa Júnior durante um tempo e afirmou que sua relação com o parlamentar sempre foi cordial. "É natural que tenhamos contato, até porque fui primeira suplente dele", destacou.

Já com relação à família Marcari, Suéllen afirmou à reportagem que conheceu Marcos - coordenador regional do Patriota na região de Barrinha - por questões partidárias. "Eu fui candidata pelo Patriota, afinal", disse a prefeita, que também garantiu não haver ingerência política na nomeação de Leonardo, filho de Marcos.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.