MUTIRÃO DÍVIDAS

Bauru receberá mutirão de regularização de dívidas tributárias nos dias 25 e 26

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Michelle Valentin Bueno, procuradora seccional da Fazenda Nacional
Michelle Valentin Bueno, procuradora seccional da Fazenda Nacional

Por conta do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, em 25 de maio, será realizado em Bauru, na quinta (25) e sexta (26) desta semana, o Mutirão de Regularização Tributária. Na oportunidade, pessoas físicas, autônomos, microempresários individuais (MEIs), além de empresários de estabelecimentos de pequeno e médio porte da cidade, terão a chance de reduzir valor de dívidas estaduais e federais negociando multas, juros e encargos (não o valor original).

A iniciativa é da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e do Sebrae, com apoio da Secretaria da Fazenda do Estado e da Procuradoria-Geral do Estado. Os interessados receberão atendimento presencial na sede do Sebrae, na avenida Duque de Caxias, 16-82, na Vila Cardia.

Os contribuintes que se dirigirem ao local receberão orientações e poderão negociar débitos tributários oriundos, por exemplo, de PIS e Cofins, contribuição social, darfs de MEIs em atraso, imposto de renda e contas previdenciárias.

Outro benefício é a possibilidade de quitar ou amortizar o saldo devedor mediante a utilização de precatórios federais, decorrentes de decisões transitadas em julgado.

O mutirão, porém, não abrange débitos apurados na forma do Simples Nacional.

Segundo Michelle Valentin Bueno, procuradora seccional da Fazenda Nacional, este é o segundo ano consecutivo do mutirão, sendo que quem mais procura a negociação são os MEIs.

E isso acontece porque, na maioria dos casos, eles não pagam mensalmente o imposto e descobrem a dívida quando requisitam financiamento.

"Até o dia 31 deste mês, teremos os maiores descontos e os prazos mais alongados. Nestes acordos, o valor original não tem alteração, mas sim as multas, juros e encargos. E o desconto será proporcional a número de parcelas", reitera a procuradora.

Michelle Valentin Bueno destaca que se os pagamentos da negociação não forem cumpridos, o contribuinte fica suscetível a penalidades, entre elas a rescisão da transação e a possibilidade de ficar um determinado período sem o direito de renegociar.

Além do mutirão que será feito no Sebrae, a PGFN presta atendimento diariamente e de forma presencial na rua Rio Branco, 18-39. O telefone é 2106-2750. Todos os candidatos a negociação podem acessar o Portal do Contribuinte, fazer cadastro e o sistema também gera parcelamento com base no perfil do usuário. O site é o http://gov.br/pgfn.

Comentários

Comentários