COLUNA

Toques e Retoques

Por Consultoria: Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 4 min

Prezado leitor,

A hidratação da pele é muito importante, seja para mantê-la protegida, evitando dermatites, alergias e descamação, como também para ajudar a prevenir linhas de expressão — principalmente quando falamos da hidratação do rosto.

Hidratar a pele é um cuidado essencial e deve ser feito independentemente do tipo de pele: mesmo as peles oleosas precisam da hidratação (que é a forma de repor a água e ainda formar um filme protetor na pele). Nessa época de outono-inverno, a hidratação se faz ainda mais importante, já que o tempo está mais seco.

Então, neste domingo, vou mostrar pra você alguns tipos de hidratante para o corpo e para o rosto e como manter sua pele sempre hidratada!

Hidratante para o corpo e para o rosto: conheça a diferença

Os hidratantes para o corpo e para o rosto são formulados de maneira diferente para atender às necessidades específicas da pele em cada área.

As opções para o corpo costumam ser mais espessas e ricas em óleos e manteigas naturais para ajudar a hidratar e suavizar a pele seca do corpo. Podem conter fragrâncias mais fortes e serem mais pesados ??para atender às necessidades da pele do corpo.

Já os hidratantes para o rosto são mais leves e projetados para serem absorvidos rapidamente pela pele. Costumam ter menos gordura e mais ingredientes que ajudam a reter a umidade na pele, como o ácido hialurônico. Eles também tendem a ser formulados com fragrâncias mais suaves, já que a pele do rosto é mais delicada e sensível.

Ainda existem opções mais indicadas para mãos, pés e joelhos, que tendem a ser mais ricos em óleos, já que essas regiões costumam ficar mais ressecadas.

Na dúvida sobre qual tipo de hidratante, converse com seu dermatologista. Lembrando que, quanto menos fragrância na composição, menos ele vai desencadear possíveis alergias, combinado?

Quando é o momento de passar hidratante?

No corpo: o mais indicado é logo depois do banho, quando a pele absorve mais a substância. Em geral, no corpo, usar hidratante uma vez ao dia é suficiente. Mas nada impede que você reaplique ao longo do dia, ainda mais em áreas mais ressecadas, como joelho, mães e pés.

No rosto: o indicado é usar cerca de duas vezes ao dia. Logo pela manhã, antes de aplicar o filtro solar e à noite, para dormir — isso, é claro, sempre após higienizar bem o rosto como de costume.

Muita gente tem dúvida sobre a ordem de aplicação dos produtos no rosto. Se você usa sérum ou alguma vitamina C bem fluida, ele deve ser o primeiro a ser aplicado. Na sequência, o hidratante e, por fim, o filtro solar, ok?

Os tipos de hidratante para o corpo

Eles variam conforme o efeito que produzem. Explico na sequência:

Oclusivos

São os à base de óleos, como o vegetal (de amêndoas, de coco, de semente de uva, de rosa mosqueta etc) e mineral. O óleo não penetra na pele, o que o óleo faz é criar uma espécie de película sobre a pele, impedindo que esta perca água para o meio ambiente. Ou seja, ele não deixa a pele perder mais água, mas não repõe a água.

Vale usar antes de tomar banho. Antes de ligar o chuveiro, aplique óleo na sua pele — ele protege da ação do sabonete, por exemplo, suavizando a limpeza. Também pode ser usado depois de usar seu hidratante de costume, porque ele cria essa película que impede a pele de perder mais água.

Umectantes

Eles ajudam nossa pele a reter água nas camadas mais externas, como o estrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. Por isso, quando o aplicamos na pele, sentimos um toque mais macio e, a longo prazo, a pele fica mais suave e protegida. Em geral, hidratante umectante tem na composição glicerina, ureia, ácido hialurônico ou colágeno.

Emolientes

Um hidratante com efeito emoliente ajuda a preencher as vendas das camadas mais externas da pele, provocadas pelo ressecamento e também cria uma barreira protetora, impedindo a pele de perder mais água para o exterior. Costuma ser composto por lanolina, óleos vegetais, ceramidas ou manteigas (como a de castanha, karité ou murumuru).

Por isso, antes de comprar, leia o rótulo e a composição, além de checar com seu dermatologista.

Não se esqueça de que precisamos também hidratar a pele de dentro para fora e aí o consumo de líquidos, sobretudo água, é essencial. Mesmo que você não sinta tanta sede no frio, ande sempre com uma garrafinha a tiracolo!

Um forte abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Comentários

Comentários