COLUNISTAS

Amar Jesus é guardar Palavra

Por Dom Caetano Ferrari | 14/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Bispo Emérito de Bauru

Neste sexto domingo da Páscoa, o Evangelho da santa Missa - Jo 14,15-21 - nos fala que o Ressuscitado em pouco tempo subirá ao Pai e rogará ao Pai e o Pai dará aos discípulos outro defensor: O Espírito de verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não O vê nem O conhece, mas que os discípulos O conhecem, porque Ele permanece junto deles e estará dentro deles". Jesus é quem o diz aos discípulos: "Eu não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque Eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que Eu estou no meu Pai e vós em mim e Eu em vós". Jesus lembra que todos os que O amam guardam os seus mandamentos e os observam. Então, quem ama a Jesus será amado pelo Pai, e Jesus também o amará e a ele se manifestará. Cristo no Evangelho deste sexto domingo da Páscoa promete-nos o Espírito Santo. E a Liturgia da Missa nos incita a viver na expectativa de Pentecostes.

No Evangelho do domingo passado o verbo que apareceu várias vezes é "ter fé, acreditar, confiar". Por exemplo, quando Jesus disse aos discípulos: "Tendes fé em Deus, tende fé em mim também... Acreditai-me, Eu estou no Pai e o Pai está em mim". Por isso, Jesus dizia que quem crê nEle conhece o Pai e sabe o caminho para ir até Ele. No Evangelho de hoje, que é sequência do daquele domingo, o verbo-chave é "amar", que aparece num total de oito vezes. Ao contrário da fé, segue-se o caminho do amor. Pode-se, portanto, dizer que Jesus é o caminho, conforme disse naquele Evangelho, para ser seguido pela fé. Mas, neste Evangelho, Jesus acrescenta que quem nEle crê deve amá-Lo, comprovando esse amor pela observância dos seus mandamentos, segundo acabamos de ler: "Quem me ama, guarda os meus mandamentos". E Jesus acrescenta mais adiante que "Quem O ama será amado pelo Pai e Ele, Jesus, igualmente o amará e a ele se manifestará". Jesus é o caminho da verdade e da vida para ser seguido pela fé e pelo amor e assim nos conduzir ao Pai. Então, quando Jesus disse: "Não vos deixarei órfãos, mas virei a vós", quis afirmar que Ele não voltará sozinho, mas virá com o Pai e o Espírito Santo. Com essa explicação Jesus quer dizer que a sua presença visível entre nós será substituída pela presença da Santíssima Trindade dentro de nós. Jesus se prepara para partir, mas como o amor não conhece separações nem distâncias, mas é sempre presença, Jesus enviou o Espírito Santo para ficar conosco, fazendo de nós templos da Santíssima Trindade. O Espírito Santo é o amor divino pelo qual clamamos a Deus como "Pai nosso", a Jesus como nosso irmão, com quem somos coerdeiros do Pai. A presença da Santíssima Trindade em nós se liga, segundo São João, ao amor mútuo, em duas direções, a saber, de cima para baixo, do Pai pelo Filho em direção de nós, e de baixo para cima, do homem em direção ao Pai pela fé no Filho e no Espírito. Assim nos ensina a sã doutrina da Igreja. Crer em Jesus cristo e amá-Lo obriga-nos a viver conforme os seus mandamentos. Pois nisto consiste o amor (cf. 2Jo 6).

Um feliz Dia das Mães! Reze e agradeça por sua mãe mesmo que tenha falecido. Peça sempre a proteção da Mãe de Deus e nossa. "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.