O vôlei brasileiro está de luto. A jogadora Ana Paula Borgo, nascida em Bauru, morreu aos 29 anos, nesta quinta-feira (11), em São Paulo. O anúncio da morte foi feito pela mãe, Debora Borgo, que reside em Bauru. "Jesus recolheu minha filha, te receba em teus braços. Que dor, minha filha. A certeza que você está com Jesus. Como eu amo você", escreveu, em uma sequência de publicações nas redes sociais. Ana Paula Borgo é velada no ginásio José Liberatti, do Vôlei Osasco, desde as 22h desta quinta (11). A previsão é que o corpo chegue em Bauru por volta das 14h desta sexta (12). O sepultamento será no Cemitério da Saudade.
Ana Paula teve diagnosticado um câncer no estômago em setembro do ano passado. Na época, ela defendia o Barueri e foi afastada para o tratamento. Ela teve passagens pela seleção brasileira de vôlei. Ela foi campeã do Mundial sub-23 em 2015 e conquistou a prata da Liga das Nações em 2019.
Há dois dias, Paula fez a última postagem em suas redes sociais. Ela fez uma homenagem ao marido Carlos relembrando o dia de aniversário de casamento deles. No texto, escreveu que não estava bem para comemorar e agradeceu o apoio incondicional do parceiro.
"Nosso dia 5 passou e eu não estava bem para falar. Passamos o dia 5 no hospital com você cuidando de mim e me dizendo o quanto me ama. Já vi relatos de maridos que abandonaram as esposas quando adoeceram, Carlos foi completamente diferente, ele só demonstrou o quanto me amava, mostrando que ele realmente era o homem que Deus mandou pra mim."
A morte da jogadora Paula Borgo causou comoção no mundo do vôlei. Ex-clubes da atleta, como Fluminense e Osasco, além de jogadoras, como Adenízia, e entidades, como Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), lamentaram o adeus à ex-oposta da seleção. "É desse sorriso que irei lembrar sempre, difícil esse momento para família, amigos e amantes do voleibol,fica a certeza que você é uma guerreira, agora é emanar boas energias e que Papai do Céu esteja do seu lado! Te amo", declarou a campeã olímpica Adenízia.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) manifestou seu pesar pela morte da oposta. "A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da jogadora Ana Paula Borgo, aos 29 anos. Ela foi um grande talento do vôlei nacional e defendeu a seleção brasileira em importantes competições como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos. Ana Paula Borgo participou da conquista do Mundial Sub-23, na Turquia, e defendeu o Brasil nas seleções de base. Pelos clubes, representou grandes equipes como Praia Clube, Osasco e Pinheiros e atuou no exterior em países como Turquia e Itália. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e amigos de Ana Paula Borgo."
Ana Paula nasceu em outubro de 1993 em Bauru. A jogadora iniciou no vôlei no Luso/Iesb/Preve/Beneplan e passou por clubes como São Caetano, Pinheiros, Vôlei/Nestlé e Praia Clube antes de atuar na Itália e na Turquia. O Barueri seria seu próximo clube, mas ela não chegou a entrar em quadra pela equipe. A jogadora defendeu a seleção no juvenil, no sub-23 e no profissional. A oposta participou de competições importantes pelo Brasil, como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos. Na vida pessoal, era casada com Carlos Guedes. Os dois, inclusive, completaram cinco anos de matrimônio nesta semana.
NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Bauru lamenta o falecimento da atleta de vôlei Ana Paula Borgo, ocorrido nesta quinta-feira (11). A prefeitura se solidariza com a família e amigos. Natural de Bauru, Ana nasceu em 20 de outubro de 1993 e começou a carreira no São Caetano na temporada 2011/2012. Vestiu a camisa do Pinheiros, Vôlei Nestlé/Osasco, Dentil Praia Clube, Fluminense/RJ, jogou em equipes da Turquia e da Itália, além da seleção brasileira sub-23 e profissional.
“É uma grande perda para o esporte nacional, principalmente para o vôlei. Obrigado pelas alegrias que nos deu em quadra. Fica o nosso reconhecimento à sua luta, esforço e legado. Desejo aos amigos, familiares e fãs muita força nesse momento de dor”, diz o secretário de Esportes e Lazer, Alexandre Zwicker.