OPINIÃO

Vergonha para o esporte

Por Adilson Roberto Gonçalves |
| Tempo de leitura: 1 min
O autor é pesquisador da Unesp – Rio Claro

O Sada-Cruzeiro foi campeão da Superliga Masculina de Vôlei, temporada 2022/2023, mas resolveu escalar Wallace para a final. O oposto havia sido suspenso porque fez postagem de incitação ao ódio, uma enquete em que se propunha dar um tiro no presidente Lula. Obteve liminar favorável para poder jogar, mas a equipe resolveu não escalar o criminoso nas partidas decisivas das quartas de final e semi-final.

Porém, mesmo com as habilidades de outros jogadores, o clube atendeu a questões contrárias ao espírito esportivo na final. Lamentável. O título seria obtido de qualquer forma em função do que o restante da equipe jogou, mas a mácula se torna uma vergonha para o esporte.

A mensagem transmitida foi a de ser permitido aniquilar um adversário, quando se perde. Totalmente contrário ao espírito esportivo, ainda mais que muitas crianças estavam lá presente no ginásio para assistir à partida.

A punição ao oposto foi confirmada e ele está praticamente banido dos clubes brasileiros, devendo tentar a sorte lá fora, se quiser continuar na "carreira" e apostando que a torcida estrangeira não o veja como um jogador incômodo.

O adversário e vice-campeão Minas já declarou que não recorrerá para não interferir no resultado, postura muito mais digna do que a do campeão.

Vivemos dias interessantes para o esporte, com a inclusão do vocábulo pelé para definir craque, especialista ou expoente em um assunto. Por outro lado, denúncias de falcatruas em resultados esportivos para favorecer apostas vieram à tona.

Com o caso do vôlei masculino fica estabelecida mais uma vergonha para nossos esportes, atividade que deveria ser um dos grandes motivadores de equilíbrio social, ao lado da educação e da cultura.

Comentários

1 Comentários

  • Joaquim Luiz 15/05/2023
    Um pesquisador da Unesp emitir em opinião própria, partidária, mostrando seu lado comunista, é lamentável. Chamar o atleta de criminoso, calma lá rapaz, o crime que você está imputando a ele sem que ele tenha sido julgado, é forte demais. Lembre-se de que tal \"crine\" foi igualmente cometido por pessoas vermelhas iguais a você contra o ex presidente e eu não vi você chamá-los de criminosos. Não misture sua opinião pessoal/partidária com os fatos a comentar, caso contrário, o criminoso estará sendo você.