COLUNISTA

Jesus, caminho, verdade e vida

Por Dom Caetano Ferrari | 06/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Bispo Emérito de Bauru

Aonde ir e por qual caminho é a questão que Jesus propõe e discute com os seus discípulos conforme São João conta no seu Evangelho lido na santa Missa deste quinto domingo da Páscoa - Jo 14,1-12. No Evangelho do domingo passado, quarto da Páscoa - Jo 10,1-10 - Jesus se apresentou como a "porta das ovelhas", porque ele é o bom pastor que as ama e dá sua vida por elas e que elas o conhecem, nele confiam e o seguem sem nenhuma sombra de dúvidas. No Evangelho deste quinto domingo da Páscoa, porém, Jesus se apresenta como "o caminho, a verdade e a vida".

Desejando afastar o medo e a perturbação da alma quanto ao sentido da vida no presente, mas, sobretudo, no futuro, depois da morte, Jesus disse aos discípulos para firmarem a sua convicção na fé em Deus e nEle mesmo. Pois, "vou preparar um lugar para vós, e quando Eu voltvarei comigo, a fim de que, onde Eu estiver, estejais também vós". Garantindo que na casa do Pai há muitas moradas, Jesus afirmou: "E para onde Eu vou, vós conheceis o caminho". No entanto, Tomé levantou uma dúvida, que era não só dele, mas também dos outros, afirmando que eles não sabiam para onde Ele ia nem conheciam o caminho. Jesus respondeu de pronto com estas palavras lapidares tantas vezes invocadas para fortalecer a nossa fé: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Felipe entrou na conversa e pediu a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus lhe respondeu: "Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai... Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?" Voltando o seu olhar aos outros, Jesus acrescentou: "Acreditai-me, Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras que Eu faço". E concluiu: "Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que Eu faço e fará ainda maiores do que essas. Pois Eu vou para o Pai".

Nossa vida cristã neste mundo consiste em seguir a Jesus, e quem segue a Jesus sabe qual a meta, o ponto de chegada da caminhada e inclusive sabe o caminho que conduz até lá. Ir para o Pai é a nossa meta, popularmente dizemos "ir para o céu". De nada adianta acumularmos fortunas nesta vida se depois na outra perdermos o céu. E como chegar ao Pai, nós também o sabemos, isto é, seguindo Jesus. Pois foi dito que Jesus é o caminho certo rumo ao Pai, a verdade sem erro que revela o mistério do Pai e a Ele nos leva, e a vida plena que Ele veio nos dar a fim de irmos habitar eternamente com o Pai no céu. Resumindo, a mensagem para nós é: "Crer em Cristo, seguir a Cristo e viver em Cristo é todo o segredo revelado por Jesus quanto ao sentido e fim último da nossa existência que é chegar ao Pai e quanto ao caminho que leva a Ele". Então, "Felipe, ainda não me conheces?"

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim", disse Jesus.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.