NOVA AMEAÇA

Adolescente faz ameaça de atentado em escola e é identificado pela polícia

Aluno de Bauru criou perfil no Instagram e publicou anúncio do ataque, que seria praticado em unidade de ensino do Jd. Petrópolis

Por Larissa Bastos | 01/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Polícia Civil/Divulgação

Celular foi apreendido
Celular foi apreendido

A Polícia Civil de Bauru, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), identificou, nesta sexta-feira (31), um adolescente de 13 anos como o responsável por publicar em uma rede social uma ameaça de atentado à Escola Estadual Antônio Ferreira de Menezes, no Jardim Petrópolis. A Secretaria de Educação do Estado informou que está acompanhando o caso.

Segundo o delegado Cledson do Nascimento, na quarta-feira (29), foi criado um perfil no Instagram denominado "massacre_no_ferreira_dia", onde foi publicado: "Vou mata td muito até polícia até amanhã pessoal (sic)". Logo depois, o perfil foi excluído.

"Imediatamente, oficiamos a Meta, empresa responsável pelo Instagram, requisitando informações. Foi apontado por eles um único IP (rótulo numérico atribuído a cada dispositivo conectado à Internet) de criação e postagens, em uma residência no bairro Bom Jesus (região do Parque União)", explica.

A fim de procurar possíveis armas ou objetos que pudessem causar lesões ou danos, foi solicitado um mandado de busca e apreensão no endereço, cumprido ontem. "Identificamos um adolescente de 13 anos, estudante da escola, como criador do perfil. Ele nos disse que, pelo fato de ter sido ameaçado de agressão por um aluno mais forte fisicamente que ele, ficou com medo de apanhar e resolveu divulgar a informação falsa aproveitando-se da onda de notícias, para que as aulas fossem suspensas", detalha o delegado. O celular do adolescente foi apreendido.

POSICIONAMENTO

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado informou, na manhã deste sábado (1), que, assim que teve ciência do perfil, a equipe gestora rapidamente acionou a PM e acolheu os responsáveis dos estudantes. "Foi solicitado reforço da ronda escolar na unidade para os próximos dias. O caso foi inserido na Plataforma Conviva (Placon). As aulas ocorreram normalmente e seguem assim para a próxima semana. A Diretoria de Ensino de Bauru e a unidade estão à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos", afirmou.

Ainda em nota, a pasta ressaltou que "as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados". "Periodicamente, a equipe Conviva.SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – promove encontros formativos junto aos Coordenador de Organização Escolar (COE) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos", finalizou.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.