
O filtro Bold Glamour viralizou no TikTok por fazer harmonização facial online bem realista, rejuvenescer a pele e ainda simular - bem perto do real - um rosto maquiado. Hashtags associadas a ele já ultrapassam 300 milhões de visualizações.
Internautas surpresos com o resultado têm exaltado o fato de que o efeito foi tão bem desenvolvido que o filtro se mantém no lugar certo mesmo que a pessoa passe a mão no rosto ou se mexa. Em alguns casos, é difícil distinguir de que se trata de um filtro ativado.
"O programa consegue analisar todas as camadas do rosto desde a pele, até o osso, como se fosse uma cirurgia plástica. Isso de forma muito discreta", avalia o médico André Borba, membro da Sociedade Brasileira e da Portuguesa de Medicina Estética.
COMO FUNCIONA
É preciso só que o filtro já esteja disponível em seu aplicativo. Ao encontrá-lo é só selecionar e gravar um vídeo para aplicar o filtro.
O profissional Borba e o cirurgião plástico Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Hospital Albert Einstein, analisaram imagens de antes e depois do uso do Bold Glamour.
Eles detectaram as seguintes mudanças:
> rejuvenesce e tonifica a pele, retirando acnes, manchas, cicatrizes e pequenas lesões
> fecha os poros e deixa a pele iluminada
> ameniza as grandes sombras da face, como rugas de expressão, sulco nasolabial (marca no rosto que vai do canto do nariz até perto dos lábios) e olheiras
> preenche as sobrancelhas, deixando-as mais altas e arqueadas
> afina e empina o nariz
> promove um contorno facial, desde as têmporas até o queixo, dando um efeito de bichectomia, reduzindo as maçãs do rosto, e deixa a mandíbula mais quadrada
> preenche os lábios
> marca os olhos dando uma leve levantada nas pálpebras
> branqueia os dentes
> aplica efeitos de maquiagem na pele
A influencer de tecnologia iJustine repercutiu no TikTok com uma publicação mostrando o efeito em seu rosto: "estou em choque", diz no vídeo com 47,3 mil visualizações.
Segundo Uguetto, para chegar na vida real aos efeitos simulados, é como se uma pessoa tivesse se submetido a um dos seis procedimentos:
> brown lifting (levantamento da sobrancelha)
> rinomodelação
> harmonização facial da maçã do rosto com ácido hialurônico ou prótese
> harmonização facial do queixo e da mandíbula (com ácido hialurônico ou prótese)
> botox
> preenchimento de sulcos das linhas de expressão com ácido hialurônico
"Este novo filtro de beleza alimentado por IA do TikTok é simplesmente insano (...) falha apenas quando estou cobrindo meu rosto inteiro", afirmou Linus, que estuda e escreve sobre inteligência artificial.
BELEZA ARTIFICIAL E PRESSÃO ESTÉTICA
Ao mesmo tempo que os resultados surpreendem por gerar um efeito eficiente sem que a pessoa precise fazer nada físico, discussões sobre a padronização do que seria a definição de "belo" também ganham destaque.
Sobre isso, Uguetto diz que o Bold Glamour (e outros do tipo) busca atingir esse padrão de beleza que parte da sociedade estabeleceu. E alerta que filtros assim podem provocar dismorfias faciais, que é quando a pessoa se sente insatisfeita com o próprio rosto e vive numa busca incessante pela perfeição.
Alguns internautas, inclusive, se mostraram preocupados com a capacidade do efeito reforçar a "guerra psicológica" que leva ao problema, especialmente em mulheres.
"[...] 'Filtros de beleza' não são novos, mas a precisão nisso é além do estranho. Isso é guerra psicológica e maldade pura", tuitou o professor Memo Akten.
O vídeo que acompanha a frase já soma 5,6 milhões de visualizações. Ele mostra uma mulher comentando sobre como o filtro ficou em seu rosto. Na mesma postagem, uma série de outros vídeos mostram outras internautas falando sobre suas experiências.
Fora do Brasil, a discussão sobre os avanços da inteligência artificial também envolvem o filtro Bold Glamour. Ao que tudo indica, o efeito só é possível com ajuda da IA para detectar detalhes do rosto da pessoa e aplicar a transformação facial em tempo real.
Contudo, o TikTok não responde nem que sim e nem que não. A polêmica ocorre dias depois de a empresa ter lançado um novo conjunto de ferramentas de filtros com inteligência artificial para desenvolvedores, destaca o site especializado The Verge.
Luke Hurd, consultor de realidade aumentada que trabalhou nos filtros Snapchat e Instagram, destacou ao site que os filtros que existiam até então usavam técnicas diferentes envolvendo dados coletados pela câmera e o mapeamento do rosto num modelo em terceira dimensão.