A Coluna Animal dessa semana traz informações relevantes: o veículo “transporte animal” que foi recebido em doação pela Prefeitura de Bauru voltou a funcionar. O veículo Fiat/ Doblo todo adesivado como “Transporte Animal” e “Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal” foi doado pela Secretaria da Receita Federal no ano de 2020 na gestão Prefeito Gazzetta. Sabendo das dificuldades enfrentadas no transporte dos animais inscritos no Programa de Castração, que é voltado para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o então prefeito destinou o veículo para essa finalidade. Esse veículo esteve quebrado por 2 anos na gestão atual e voltou a funcionar recentemente.
Em Bauru, infelizmente, não é possível transportar cães e gato no transporte público e muitos usuários do programa de castração não tem como pagar um transporte especializado para transportar o seu pet de casa até a clínica que vai castra-lo e da clínica para casa, foi então que surgiu a necessidade de pensar também em uma forma de transportar esses animais.
Chegou a transitar na Câmara dos Vereadores um possível projeto de lei para que os animais pudessem andar no transporte público, de iniciativa da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru, realidade que já acontece em outros municípios, porém o representante do Legislativo escolhido, encarregado de apresentar esse Projeto de Lei Yasmin Nascimento, decidiu não dar continuidade na tramitação.
O veículo “Transporte Animal” fica estacionado na SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e é utilizado quando o tutor do animal informa à clínica ou à SEMMA que vai precisar que o animal que vai ser castrado pelo município que a mesma busque e leve o pet. O veículo “Transporte Pet” somente é utilizado nessa situação que envolve a castração dos caninos e felinos da população de baixa renda.
Como se inscrever no Programa de Castração da Prefeitura de Bauru? O programa é voltado para a população de baixa renda, que deve estar inscrita no Cadastro Único (Cad. Único) do Governo Federal. O interessado deve procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo de sua casa e falar para a assistente social que deseja inscrever seus cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, no programa de castração. O CRAS vai encaminhar esse pedido para a SEMMA.
Essa é mais uma conquista para os animais e para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Bauru. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) agradece a Secretaria da Receita Federal pela doação desse veículo que veio em um momento muito oportuno podendo ajudar dessa forma a castrar todos os animais cujos tutores não conseguiriam levar a uma clínica veterinária.