BAURU

Bauruense cria app para mapear zonas perigosas perto de universidade

Ideia é ajudar os estudantes a traçarem rotas mais seguras; proposta pode ser adequada para qualquer campus do País

Por Guilherme Matos - Especial para o JC | 19/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Estudante de medicina Vitor Cabello desenvolveu o aplicativo; ele cursou informática no CTI
Estudante de medicina Vitor Cabello desenvolveu o aplicativo; ele cursou informática no CTI

Preocupado com a segurança da comunidade universitária, o estudante de medicina Vitor Cabello, 25 anos, que é de Bauru, desenvolveu o aplicativo (app) "Conta pra nós". O software foi criado para ajudar alunos da Unicamp a traçarem rotas mais seguras enquanto se locomovem pelo campus. No entanto, seu código-fonte é facilmente ajustável para qualquer campus do País, incluindo os de Bauru.

"Para adaptar o aplicativo para outras universidades é bem simples. Usamos a API do Google Maps e, por isso, o mapa é global. Dá para registrar ocorrência em qualquer local do mundo", afirma Vitor, em entrevista para o JC. Ele também conta que, caso os estudantes das universidades de Bauru tenham interesse, ele pode adequar o app. "Se houver reivindicação, podemos, sim, expandir", reitera.

COLABORADOR

O software funciona como uma espécie de rede de apoio e usa informações fornecidas pelos próprios usuários. Ao baixar o aplicativo, o aluno pode usar seu e-mail institucional para criar um cadastro de "colaborador" e reportar eventuais crimes, no caso em específico do programa original, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, onde fica o campus da Unicamp.

Após a informação ser inserida no sistema, o app gera um mapa de calor indicando a ocorrência de delitos na área. A indicação de perigo começa em verde e, quanto mais crimes são reportados no local, mais vivas ficam as cores da área para indicar o nível de periculosidade.

De Bauru, Vitor mora em Campinas desde 2018, ano em que começou sua formação em medicina pela Unicamp. Ele conta ao JC que aprendeu a programar em sua formação de Técnico de Informática pelo CTI da Unesp Bauru. O software foi desenvolvido em um Hackathon - uma espécie de maratona de programação - promovida pelo fundo patrimonial da Unicamp.

O app está disponível para android na Google Play Store e Vitor afirma que, em breve, também estará na Apple Store.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.