DIA DA MULHER

Oficina da Palavra terá mostra com textos literários, obras e exposição

Por ocasião do Dia das Mulheres, a mostra englobará as diversas atividades que a Oficina vem desenvolvendo

05/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Arquivo pessoal

Projeto “Letras e Bordados” transforma textos em imagens
Projeto “Letras e Bordados” transforma textos em imagens

O resultado de dois anos de trabalhos desenvolvidos ao longo da pandemia serão levados pela professora doutora Cecilia de Lara, por ocasião do Dia das Mulheres, comemorado tradicionalmente em 8 de março, ao espaço do Centro do Professorado Paulista (CPP). A mostra englobará as diversas atividades que a Oficina da Palavra vem desenvolvendo: varal com textos literários, exposição de obras publicadas e mostra de duas séries de bordados com base em textos literários. Também estão previstos as apresentações dos resultados de outros projetos, como mosaicos, semijoias, desenhos, bonecos (amigurumi), patchwork, sabonetes artesanais, óleos essenciais, crochê, gorrinhos de tricô.

Criadora da Oficina da Palavra - que atua em Bauru há mais de dez anos -, Cecilia de Lara percebeu o potencial que existia em realizar as atividades de leitura, produção e discussão de textos literários - principal forma de atuação da Oficina da Palavra - de modo online. Foi a maneira encontrada para manter a coesão do grupo e também de enfrentar a solidão imposta pela necessidade de isolamento. Foi assim que surgiu, em 2020, o projeto "Letras e Bordados".

Após várias leituras e discussões - sempre pelo WhatsApp - acerca do conto "O Burrinho Pedrês", de João Guimarães Rosa, foram escolhidas as cenas que poderiam ser representadas por meio de pontos coloridos. A dedicação do grupo resultou em diversas telas bordadas a partir do algodão cru.

Nas palavras de Cecilia de Lara, pela impossibilidade de realizar mostra presencial um vídeo foi montado pelo arquiteto e designer René Mattos Moraes.

No meio do caminho, uma outra iniciativa tomou forma. Intitulado "Projetos Paralelos", a ação visava dar continuidade à coesão do grupo, sem esmorecer por conta da continuidade da pandemia.

E foi assim que surgiram as mandalas, os mosaicos, porta-retratos, as semi-joias, os amigurumis, os gorrinhos de lã, os sabonetes artesanais e desenhos. Um produção artesanal de altíssima qualidade.

Porém, ao chegar perto do final de 2022, o grupo decidiu por uma nova leitura de Guimarães Rosa e desta vez o texto escolhido foi "As margens da Alegria". E o novo desafio se impôs ao grupo de autores da Oficina da Palavra: perceber todos os meandros das palavras de Guimarães Rosa e transformá-las em bordados. O resultado não somente é belíssimo como também tocante.

Cecilia de Lara é professora aposentada de Literatura Brasileira, tendo trabalhado no Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP. Por volta de 2010 mudou-se para Bauru, de modo a ficar mais perto de suas sobrinhas e rapidamente inseriu-se no meio cultural da cidade. A Oficina da Palavra, por ela criada e estruturada traz a experiência em iniciativa similar que Cecilia manteve em Itapetininga, o Espaço Atiaia, que significa "raio de sol", em tupi guarani. Estabelecida na cidade, Cecilia deu continuidade à estas atividades criando a Oficina da Palavra. Rapidamente formou-se um grupo de interessados que reúne-se frequentemente para discutir textos literários e apresentação de produções próprias. Diversos participantes lançaram seus próprios livros. Paralelamente, a Oficina da Palavra já publicou duas obras coletivas, Viajando nas Palavras 1 e 2.

SERVIÇO

A mostra de bordados da Oficina da Palavra ficará aberta à visitação do público nos dias 8 e 9 de março, das 10h às 16h, no Centro do Professorado Paulista (CPP), na rua Joaquim da Silva Martha, 29-59, Jardim Brasil, Bauru. No dia 9 de março, em horário a ser confirmado, haverá uma visita guiada pela mostra. Contato: 14 99787-7223.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.