A Coluna Animal, dando continuidade às comemorações do dia do gato no último dia 17, traz informações sobre um projeto social incrível da iniciativa privada, cujo objetivo é o controle populacional de felinos em situação de rua em Bauru, chamado Castramor. Em março de 2020, algumas amigas que gostam de gatos e ao mesmo tempo viam tudo o que os gatos em situação de rua passavam, se juntaram para realizar um projeto de castração desses animais que tanto sofrem. Alguns exemplos disso: gatas dando crias seguidas nas ruas, bueiros e matagais, outros animais comendo as ninhadas de filhotes de gatos, ninhadas morrendo atropeladas entre outras situações. Camila Formenti Francisco Santos, Juliana Torres Gimenez e Tatiane Helena Turra Martins são os membros fundadoras do Castramor.
O Castramor tem como objetivo a castração desses animais esquecidos pelo Poder Público, o projeto não tem abrigo, o foco é realmente controlar a população desses felinos que vivem nas ruas. O método é o C. E. D cujas iniciais significam: capturar, esterilizar e devolvidos. Esse método é internacionalmente conhecido e é considerado o método mais eficaz de controle da população de felinos, pois estes se reproduzem em larga escala. Traduzindo: os animais são capturados na ruas por um protetor de animal que identificou uma colônia de gatos (gatos vivem com outros gatos e a esse conjunto dá se o nome de colônia), e se estiverem em boas condições de saúde, são levados pra fazer jejum na casa de um dos voluntários e no dia seguinte são esterilizados em uma clínica veterinária e devolvidos para a colônia de onde vieram, já que por serem gatos ferais, ou seja, gatos que não tiveram convivência com o ser humano são gatos que dificilmente conseguiriam se adaptar a uma casa, a uma família.
As castrações são pagas com os valores arrecadados mensalmente por simpatizantes do projeto. Esporadicamente o Castramor realiza eventos como venda de produtos para angariar fundos para as castrações dos felinos. Através de um grupo de Whatsapp os valores arrecadados mensalmente e os valores gastos com as castrações são divulgados de forma clara e transparente.
Até agora foram 1525 felinos de rua castrados, sendo 574 machos e 951 femeas. O projeto depende cem por cento do trabalho voluntário, caso você tenha disponibilidade em ajudar a capturar os gatos/ dar carona até a clínica veterinária/ contribuir financeiramente e/ou aprender mais sobre o método C. E. D, o contato do Castramor é : contato@castramor.com.br Seja você também um colaborador desse maravilhoso projeto voltado para os animais em situação de vulnerabilidade.
Thaís Viotto
Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru/SP (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).