
Para muitas pessoas, desfrutar de uma xícara de café logo pela manhã é uma maneira inegociável de começar o dia. Mas a ideia de que tomar um gole sem comer nada junto pode prejudicar seu intestino, ou contribuir para outros males como inchaço, acne, perda de cabelo, ansiedade ou problemas de tireoide, como algumas pessoas alegam nas mídias sociais.
De acordo com reportagem do jornal "The New York Times", embora certos irritantes possam tornar o estômago mais vulnerável a ácido e formação de úlcera, vários grandes estudos descobriram que esse não é o caso do café.
Um estudo feito por pesquisadores do Kameda Medical Center Makuhari, no Japão, com mais de 8 mil pessoas, não encontrou associação significativa entre o consumo de café e a formação de úlceras no estômago ou no intestino, mesmo entre os que bebiam três ou mais xícaras por dia.
DANOS
O café, mesmo concentrado, provavelmente não causa dano objetivo ao estômago. E muito menos nas doses típicas das bebidas habituais.
No entanto, aponta o estudo, o café tem um efeito sobre o intestino: pode acelerar o cólon e induzir a evacuação, além de aumentar a produção de ácido no estômago.
É improvável que beber café com o estômago vazio cause algum dano ao estômago, mas teoricamente pode provocar azia, diz o estudo do Kameda Medical Center Makuhari, no Japão.
Fora do intestino, a cafeína do café é bem conhecida por aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. E se a pessoa beber muito perto da hora de dormir, pode atrapalhar seu sono.