COLUNA

Pagamento por aproximação

04/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Nos últimos dias, tivemos uma série de notícias sobre o anúncio da Kaspersky de um "vírus" brasileiro que usaria o pagamento por aproximação para "fraudar transações".

Funcionamento

Como informado pela empresa, funciona da seguinte forma:

a) Criminosos se passam por funcionários das operadoras de máquinas e induzem lojistas a baixarem um código malicioso; b) Quando a vítima tenta usar a aproximação, uma mensagem é exibida e quando o método de inserção é feito, os criminosos "em tese" capturariam os dados das vítimas, permitindo golpes;

Esclarecimentos

PriMeiro ponto que devemos esclarecer é: Não é que o pagamento por aproximação é fraudado, como induz a nota e matérias feitas sobre o tema, mas sim rejeitado, fazendo com que o usuário insira o cartão. Ao que parece, o malware só se aplica ou captura dados na modalidade de inserção. Segundo ponto que devemos esclarecer: Não significa que o NFC ou contectless é inseguro! Já surgiu muita desinformação na internet se aproveitando da notícia. A tecnologia é uma das que mais crescem no país e só permite o pagamento a uma distância de 4 cm entre o cartão e a máquina leitora, sendo o mesmo para os wereables (relógios, etc.).

Feitos os esclarecimentos...

Assim, o tal "novo vírus" não compromete a tecnologia por aproximação ou prejudica quem usa a tecnologia, mas como informado, captura dados na inserção do cartão.

Dicas de segurança

Apesar de ser uma tecnologia segura, é importante repassar as dicas para quem usa pagamento por aproximação:

a)Confira o valor antes de confirmar a transação (quando você usa senha);

b)Prefira ativar senha para transações, quando possível;

c)Fique de olho na distância entre o cartão e a máquina;

d)Limite valores para as transações;

e)Ative notificações imediatas do app e acompanhe o extrato sempre;

f)Se suspeitar, desabilite a função contacless no aplicativo do banco;

g)Nunca tire seu cartão de vista;

h)Em caso de perda ou roubo, bloqueie o cartão;

i)Se receber a mensagem "Erro aproximação. Insira o cartão", prefira pagar por outro meio;

j)Caso veja uma compra não reconhecida, reporte imediatamente ao banco ou central de cartões.

E se você é lojista?

E se você é comércio, jamais clique em "links" para atualizar seu equipamento e cheque sempre a autenticidade de quem faz contato em nome da operadora, sobretudo, quando o assunto for "atualização de segurança".

Golpe do Pix que altera o destinatário

Essa semana circulou na Internet um vídeo sobre um golpe novo no Pix, em que a vitima, ao tentar fazer um Pix para outra pessoa no app do banco virtual, vê os dados do destinatário e valores alterados automaticamente. Que golpe é esse? Eu explico no meu canal. Acesse: https://youtu.be/nGvOPZcAYRM e confira!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.