Memorizar nunca foi conhecer, é apenas guardar informações. Mas, assim se pensou por séculos, pois eramos muito limitados na capacidade de armazenar informações. Memorizar é coisa de computador, celular e robôs. Para que ocupar o cérebro com isto! Não precisamos saber quase tudo, apenas saber “onde” está quase tudo. Antes estava nas bibliotecas, hoje também está no computador, sites, apps e robôs. Tudo junto, podem estar em maravilhosas bibliotecas físicas e virtuais.
Ao bater um papo no chatGPT (fala se “chatgipiti”em inglês) você pergunta e pede o que quiser e ele responde e faz. Se tiver dificuldades de organizar, ele te ajuda também. O chatGPT faz textos, poesias, músicas, histórias e explica conceitos, além de fazer planejamentos, planilhas etc.
Tudo que o chatGPT faz é com base em informações da internet e, por “pensar”, é chamado de robô ou inteligência artificial. Traduzindo para o português, o chatGPT é um “Bate-Papo Gerador e Transformador Pré-treinado” para o diálogo ser mais produtivo ou “Chat Generative Pre-Trained Transformer”.
Calma, fique tranquilo, a versão final do que pediu, será você que vai definir.Você que dirá se ficou bom ou vai precisar de mais alguma coisa. No final de tudo, o que foi feito a seu pedido, você decide se está bom! Melhor que isto só se for de graça e é! E todas as responsabilidades serão suas e vamos aguçar o senso crítico! É tudo que Sócrates pedia.
NÃO SABIA
Nossa, eu ainda não sei nem o que é chatGPT? Começa perguntando o que é o chatGPT para ele mesmo no celular ou computador, e peça para fazer uma síntese sobre ele mesmo. Rapidamente vai entender tudo. O chatGPT é um google aperfeiçoado, avançado e inteligente, mas não é da mesma empresa!
O uso de computador já foi proibido nas salas de aula, depois foram os celulares. O google não era aceito e muito menos a wikipedia. E não é que agora estão proibindo o uso do chatGPT nas escolas do mundo e por aqui também. O novo sempre vem e é inevitável, não resista, pois lhe passará por cima sem pedir perdão!
Professores e escolas devem saber que ensinar é questionar, perguntar e resgatar as informações a ser analisadas, checadas, comparadas e, só depois, consideradas como conhecimento válido! Em uma aula expositiva ou prática, o lema é inquietar as mentes dos alunos, mas para isto cada aula deve ser ímpar e exclusiva para aquele grupo de pessoas! Que venham as escolas Socráticas!
SÓCRATES VOLTOU
Sócrates já ensinava assim há dois mil anos. Ele não repassava conhecimento e informações para os jovens. Ele apenas chegava na “sala de aula” e dizia sua frase mais famosa em todos os tempos: “eu posso perguntar?” E assim começava a aula e as reflexões. Ele induzia a dúvida, sem dar a resposta. Ele questionava como não sabiam tal assunto, sentimento ou observação. Era um iluminador de caminhos construídos pelas próprias pessoas que o cercavam, geralmente os mais jovens.
A sociedade em Atenas lhe pedia que moderasse a sua fala, que não fosse tão explícito e tão incisivo, que não mostrassem diretamente aos jovens o que estava tão errado ou limitado. Ele questionou por que não poderia ser assim? Lhe disseram que os jovens ficavam revoltados e cobrando as escolas e governo da época, pois queriam mudanças.
Ele não aceitou mudar sua forma de ensinar. Disse que preferia morrer do que se calar. E assim se fez, ingeriu o veneno cicuta e passou a ser reconhecido como o pai do pensamento ocidental. Quase tudo que falamos, pensamos e executamos hoje, Sócrates já disse dois mil anos atrás! Só me resta dizer: Chocante!
REFLEXÃO FINAL
Parece que o chatGPT nos encara todos os dias e fica a nos desafiar: “- Vamos perguntar? Pergunte logo! Estou a sua disposição para responder e fazer o que você precisa”. Nas minhas viagens telúricas e telepáticas, fico a perguntar: será que Sócrates voltou na forma de chatGPT e inverteu o jogo para que falemos: posso perguntar? Fico imaginando um estádio cheio e todos gritando: - Sócrates voltou ouououou!
Alberto Consolaro – Professor Titular pela USP e Colunista de Ciências do JC.