SALDO POSITIVO

Puxado por serviço e indústria, saldo de emprego é o melhor em dez anos

Foram 5.557 vagas criadas em 2022, em Bauru; juntos, os 2 setores contabilizaram 75% dos novos postos gerados na cidade

Por Tisa Moraes | 02/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Agência Brasília

Segundo dados do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho, as mais de 5,5 mil vagas criadas na cidade superaram os resultados contabilizados desde 2013
Segundo dados do Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho, as mais de 5,5 mil vagas criadas na cidade superaram os resultados contabilizados desde 2013

Bauru registrou 5.557 novas vagas de emprego com carteira assinada em 2022, o que corresponde ao melhor resultado dos últimos dez anos. Em um momento bem menos crítico da pandemia de Covid-19, o setor de serviços foi o que obteve o melhor desempenho. Porém, desta vez, o nível de emprego formal alcançado também teve forte contribuição da indústria, que registrou seu maior volume de postos de trabalho gerados em mais de duas décadas.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, as mais de 5,5 mil vagas criadas na cidade superaram os resultados contabilizados desde 2013. Desempenho melhor havia sido registrado pela última vez em 2012, quando foram gerados 6.717 postos.

O levantamento federal aponta que, em 2022, o setor de prestação de serviços respondeu por 2.640 do total de vagas. E a indústria foi o segundo segmento que mais contribuiu para o resultado positivo, com 1.545 postos. Juntos, eles contabilizaram 75% dos novos empregos de Bauru.

Já o comércio, que já foi um dos carros-chefes da economia bauruense, criou 737 postos de trabalho no ano passado, seguido da construção civil, com 733 vagas. A agropecuária, por sua vez, extinguiu 98 postos.

Diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Gino Paulucci pontua que a pandemia gerou forte impacto nas cadeias de produção, bem como nos fluxos do comércio internacional, com o consequente fechamento de vagas de trabalho. Já em 2022, o setor havia se reestruturado e, mesmo com a guerra na Ucrânia, voltou a empregar mais trabalhadores.

'OTIMISMO'

"É um resultado que reflete o otimismo do brasileiro e a resiliência dos industriários. Todo o desarranjo que tivemos foi diminuindo ao longo do tempo. Depois de dois anos de represamento, os empresários investiram um pouco e poderiam ter ido além, se as taxas de juros não estivessem tão elevadas", frisa, acrescentando que, se o governo federal implementar medidas estruturantes, como as reformas Tributária e Administrativa, e de fomento à indústria, o setor irá crescer ainda mais, com condições de criar um número maior de empregos.

De acordo com o Caged, das 5.557 vagas geradas em Bauru, 721 (13%) dizem respeito a trabalhadores considerados "não típicos", ou seja, aprendizes, funcionários intermitentes ou temporários. Ainda conforme o levantamento, do total de postos, 4.496 foram destinados a pessoas com até 24 anos, sendo que 4.303 trabalhadores tinham ensino médio incompleto ou completo.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.