CONTRA CARNAVAL

Moradores fazem abaixo-assinado contra Carnaval na av. Jorge Zaiden

Por Marcele Tonelli | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Marcele Tonelli/JC Imagens
Prefeitura anunciou em dezembro que os desfiles carnavalescos serão na avenida Jorge Zaiden
Prefeitura anunciou em dezembro que os desfiles carnavalescos serão na avenida Jorge Zaiden

Moradores das imediações da avenida Jorge Zaiden promovem, desde o início desta semana, um abaixo-assinado online para solicitar que a Prefeitura de Bauru altere o local do desfile público do Carnaval 2023. Conforme o JC publicou, o Executivo anunciou, em dezembro, que as festividades ocorrerão na via em questão nos dias 18 e 20 de fevereiro. O fato, no entanto, desagradou moradores e comerciantes.

Além dessa discussão sobre o local a ser realizado, o desfile carnavalesco também é alvo de outra polêmica, isso porque as agremiações solicitaram a impugnação do edital da festa (clique aqui e leia mais).

ASSINATURAS

Intitulado "Abaixo-assinado para mudança de local do Carnaval 2023 - Bauru", o documento virtual elaborado pelos moradores continha 344 assinaturas até a noite desta terça-feira (3) e segue online por meio do site Change.org.

O formulário foi criado pela advogada Juliana Dalalio Lopes, de 35 anos, moradora do Nova Nação América e nomeada como representante dos reclamantes. Ela conta que tentou contato com o poder público, mas não obteve respostas, o que fez com que os vizinhos se unissem para dar mais visibilidade à questão.

"Queremos resolver de forma amigável a situação, mas, se não conseguirmos, ingressaremos com um pedido de liminar para que o Carnaval não aconteça na avenida Jorge Zaiden", pontua a advogada.

"Os moradores e comerciantes da região estão em completo desacordo com tal decisão. O Sambódromo está abandonado, aguardando melhorias há três anos, e, agora, a prefeitura simplesmente decide que será feito nessa via. Uma festividade assim deve ser realizada em local apropriado, e não em um bairro residencial com milhares de moradores, com grande quantidade de idosos e crianças", completa Juliana Dalalio.

MOTIVOS

Em seu conteúdo, o abaixo-assinado elenca como motivos para o pedido o fato de que a festa, além de gerar perturbação de sossego, trará sujeira e complicações de trânsito para entrada e saída nos condomínios Nova Nação América, Flamboyant, Camélias e arredores. "Sem contar que o local não possui estrutura para isso, podendo ocorrer danos aos patrimônios e às pessoas que participam do evento", pontua o documento.

Os moradores apontam ainda que o desfile deveria ocorrer em locais como o Recinto Mello Moraes e a avenida Nações Unidas (na altura do Parque Vitória Régia), que já foram palco de eventos de grande porte no município.

E finalizam afirmando que "não é correto privar a tranquilidade de milhares de pessoas para o divertimento de outras".

O conteúdo completo do abaixo-assinado pode ser acessado por meio do link: www.change.org/p/abaixo-assinado-para-mudança-de-local-do-carnaval-2023-bauru.

Na noite de ontem, a Prefeitura de Bauru informou que, até aquele momento, não havia sido notificada sobre "um possível abaixo-assinado de moradores para que o Carnaval não fosse realizado na avenida Jorge Zaiden".

E O SAMBÓDROMO?

Local tradicional dos desfiles, o Sambódromo de Bauru não poderá ser utilizado neste Carnaval. Conforme o JC noticiou, uma grande erosão se formou em 2019 atrás dos camarotes. O problema chegou a ser consertado, contudo, o Ministério Público (MP) pediu a interdição da área central até que seja comprovada a segurança para a realização de eventos com público.

Em dezembro último, a prefeitura assinou a ordem de serviço para o início de sondagem do solo e análise geotécnica do local. O prazo de entrega do relatório é de até 150 dias.

Comentários

Comentários