Quem não se lembra deste ditado popular de origem portuguesa?
Ouvia de minha avó, quando que me arrumava para sair com as amigas: "deixa-me ver como a minha neta está linda". Porém, com sabedoria, logo me explicava, parafraseando Antoine de Saint-Exupéry em "O Pequeno Príncipe", que o essencial é invisível aos olhos. É preciso enxergar além das aparências para ver o que realmente importa. Ditados populares são expressões passadas de geração em geração para transmitir determinados comportamentos.
Este é um ditado antigo, mas muito real nos dias de hoje, onde vemos muitas pessoas excessivamente preocupadas com a beleza externa e se esquecem da beleza interna. Devemos ter cuidado de não deixar a hipocrisia tomar conta da nossa vida, pois esta pode tornar-se mecanismo de defesa para fugirmos do encontro com a nossa própria verdade. Jesus, alertava: "aí de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e toda podridão..." (Mt 23, 27).
Devemos deixar de lado a superficialidade, a saúde do corpo é muito importante e devemos também nos preocupar com o nosso interior.
Na frase de Sócrates "conhece-te a ti mesmo", o pensador grego faz uma referência na busca do autoconhecimento e da verdade interior, pois conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada, autêntica e feliz.
Conhecer a si mesmo é se perguntar: quem eu sou? É descobrir o eu verdadeiro com as nossas histórias, com o nosso passado, com as nossas dificuldades, com as nossas alegrias, com os nossos conflitos...
É ter a coragem de ir ao deserto da alma, livre de todas as influências do mundo, para poder se conhecer. Os nossos vícios nos afastam do nosso eu verdadeiro. O deserto é o lugar inóspito, solitário e ameaçador. Para chegarmos no mais íntimo devemos atravessar com coragem os desertos que nos acompanham, enfrentando as dificuldades. É estar só diante de Deus, pois na solidão aparece o mundo interior. Só Cristo nos restaura. Para o cristianismo o centro da vida é Deus, cujo rosto Jesus mostrou e nos deixou a Paz. Feliz Ano Novo, Muita paz no seu coração.