Golpes online em 2023: com o que devemos nos preocupar?

Por José Milagre | 01/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

As tentativas de golpes por meios digitais cresceram 20% no ultimo trimestre de 2022, sendo que 27% das pessoas entrevistadas foram vítimas de fraudes online nos últimos 3 meses. O levantamento é da Transunion.

Cenário de 2023
Para 2023, a tendência é de crescimeto dos golpes e fraudes online, sobretudo diante do cenário de digitalização de processos, serviços bancários e do trabalho. O crescimento de crimes ligados a investimentos em ativos digitais também é esperado para o ano que se inicia.

Golpes mais comuns
Dentre os golpes mais comuns e que continuarão em alta estão o da falsa central telefônica, onde criminosos conseguem dados pessoais e se passam por funcionarios de bancos para enganar as vítimas a fornecerem senhas e códigos.

WhatsApp
A fraude do WhatsApp também permanecerá em alta. Os criminosos tentam ativar o número da vítima em outro aparelho, no aplicativo. Não é preciso clonar a linha. Para isso, precisam confirmar o SMS que é enviado para o número da vítima e para este acesso, utilizam técnicas de engenharia social para obter o código. Com WhatsApp ativado, enganam contatos e causam muitos prejuizos.

Link falso ou pishing
A estratégia de se repassar links com falsas promoções e ofertas, inclusive de empregos, via mensageiros e comunicadores, continuará em alta. Comumente, serão falseadas identidades de grandes lojas e varejos, fazendo com que os menos atentos entrem na fraude clicando link e infectando seus celulares ou computadores ou pagando algo indevidamente.

Boletos bancários
Apesar de antigo, o boleto continua como um meio efetivo para pagamento no Brasil e susceptível a modificações. Fraudadores conseguem interceptar negociações entre empresas e pessoas e alteram dados dos boletos, envolvendo emissor e beneficiário, encaminhando boletos falsos à vítima, que não desconfia de nada.

Roubo e vazamentos de dados
Os vazamentos de dados pessoais continuarão em alta e abastecendo o crime cibernético, que usa os dados para fraudes, aberturas de contas e contratação de serviços. Diante do aumento dos fatores de autenticação nas aplicações, crescerão as abordagens a pessoas para acesso a tais credenciais, como o envio de links e códigos maliciosos que, se abertos, permitem o acesso a dados do celular, controle remoto ou senhas registradas. Crescerão os processos em face de fintechs e serviços online que sejam considerados inseguros em controles para reduzir fraudes a clientes.

Processo fiscalizatório da ANPD
Para 2023, espera-se igualmente que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) inicie, enfim, processos de fiscalização em face de empresas e agentes de tratamento de dados, diante de suspeita de tratamentos irregulares, o que pode culminar com aplicação de penalidades previstas na Lei Geral de Proteção de Dados. Tal cenário obriga empresas que ainda não iniciaram que adotem um processo de compliance com a norma e melhores práticas.

YouTube
No meu canal no Youtube trago dicas de segurança digital e falo sobre o golpe das reservas para temporadas, que vem lesando muitas pessoas no período de férias. Acesse www.youtube.com/josemilagre e se inscreva para receber conteudos exclusivos. Agradeço a você leitor por este ano em que nos acompanhou aos domingos e estaremos juntos em 2023, com muitas informações e dicas ligadas ao mundo da tecnologia!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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