O maior presente de Natal

27/12/2022 | Tempo de leitura: 4 min

A entrega de presentes de Natal pode ser uma experiência maravilhosa quando o amor é a motivação, mas nem sempre esse é o motivo. Deus nos mostra como dar presentes, no versículo mais famoso da Bíblia: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu . . . " (João 3.16). Deus ama e é da sua própria natureza amar (c.f. 1 João 4.8). Qual é a conexão entre amor e doação? É da natureza do amor, dar. Uma vez que Deus é amor expresso, é amor dado. Amor dado é presente genuíno. Vamos completar o verso mais famoso: " . . . que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). Se o amor expresso é amor dado, o amor supremo expresso é o amor supremo dado. Se o amor dado é um presente verdadeiro, o amor supremo dado é o maior de todos os presentes verdadeiros. Deus não pode dar maior presente do que Ele mesmo. E não há amor maior do que alguém dar sua vida, seu bem mais precioso na terra, para aqueles que ama (João 15.13). Então, quando Deus deu seu Filho eterno, Jesus, para se tornar pecado por nós, pecadores, (2 Coríntios 5.21) e pagar nossa dívida integralmente (Colossenses 2.14) para que pudéssemos ter Deus eternamente (João 3.16 ; 1 Pedro 3.18), o amor supremo foi expresso no maior presente dado. Então, Deus quer que você saiba como esse presente é pessoal. Quando Deus ama "o mundo", Ele não está amando uma abstração. Ele ama pessoas individuais. Ele te ama! Ele quer que você saiba que Ele te ama. Deus amou você de tal maneira que deu seu Filho e ainda o seu Espírito e a Si mesmo, com todas as suas dádivas de amor.

É mais abençoado dar! Com isso em mente, podemos entender melhor o que Jesus quis dizer quando declarou: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Atos 20.35). Isso não era um lugar-comum altruísta ou uma "semente de prosperidade" prometendo uma futura colheita material para o doador. Jesus estava nos dando pistas sobre o segredo da alegria divina. O amor é a maior afeição no coração de Deus e a maior afeição que podemos experimentar (1 Coríntios 13.13). Amar verdadeiramente é experimentar o que Deus mais gosta e o que realmente gera mais alegria. E aqui está o segredo: o amor não pode deixar de transbordar em dar, porque amor expresso é amor dado; amor dado é verdadeiro presente. Dar é amor consumado. Mas um amor incapaz de dar é amor sufocado. Assim como o prazer não é completo até que seja expresso em plena satisfação. É por isso que "é mais bem-aventurado dar do que receber". Dar é a consumação do amor, mas o receptor não está em desvantagem ao ser abençoado, pois ele pode retribuir oferecendo amor em troca. O amor dado e recebido, retribuído e recebido, continuamente, resulta em bênçãos dadas e recebidas.

Um presente dado em amor é uma espécie diferente de presente dado por medo, obrigação, agenda, calendário, expectativa, vaidade, egoísmo ou manipulação - mesmo que o presente em si não seja diferente. O amor quer dar alegria ao receptor. O amor experimenta alegria ao atender à necessidade do receptor ou ao satisfazer o desejo do receptor. Outras motivações querem dar presentes para apaziguar, impressionar ou amenizar a culpa, ou ainda manter uma reciprocidade equitativa com o receptor. Mas o presente em amor é motivado pelo prazer do receptor e, portanto, dá sem esperar retribuição. O amor dá muito mais do que presentes lindamente embrulhados. O amor dá o dom da paciência, o dom da bondade, o dom de não invejar, de não se gabar, de não buscar os próprios interesses, de não se irritar, de não carregar ressentimento. Faça do amor o seu maior presente de Natal. Deus nos amou tanto que deu seu único Filho. Ele nos mostrou como dar. Ele expressou o seu amor supremo através do maior presente doado: o seu próprio Filho, até a morte de cruz. Se Deus nos amou assim, também devemos amar uns aos outros (cf. I João 4.11). O verdadeiro presente é o amor concluído. Essa é a maneira mais excelente de dar presentes. Então, faça do amor o seu maior presente de Natal - o seu maior presente na vida.

Hugo Evandro Silveira - Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.