Chat GPT: a inteligência artificial que pode incomodar o Google

Por José Milagre | 25/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A semana ficou agitada com a popularização do Chat GPT, o chatbot que usa inteligência artificial para responder perguntas e que foi treinado com aprendizado de máquina e que tem chamado a atenção pela complexidade das respostas. O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI e usa inteligência artificial para interação com usuários. O ChatBot pode se assemelhar a uma “Alexa de texto” mas vai além, sendo capaz de compor redacões do Enem e até mesmo programar. O Chat GTP foi lançado em 30 de novembro e já atingiu a marca de 1 milhão de usuários. Até Elon Musk já disse que o Chat é de arrepiar.

O fim do Google?
Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail, afirmou no Twitter que "O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro". Estamos vivendo uma mudança na forma pela qual as pessoas buscam informação?

Twitter proíbe link para Instagram e outras redes
Novas regras para o Twitter foram publicadas. Agora, usuários não podem mais publicar links de redes sociais concorrentes, como Instagram e Facebook. A proibição se estende à descrição da bio. E tem mais novidades chegando por aí. Ao que parece, posts poderão ter até 4 mil caracteres.

Dicas para aprimorar sua privacidade no Facebook
Nunca adicione desconhecidos na rede social; Insira somente as informações necessárias; Configure a privacidade de suas publicações somente para amigos; Utilize recursos para limitar o que usuários que não são amigos fazem no seu perfil; Sempre cheque os dispositivos que se conectaram na sua conta; Cuidado com aplicativos que pedem permissões para acessar sua rede social; Com estas dicas reduzimos e muito o risco de sermos vítimas de golpes e crimes cibernéticos.

Golpes mais comuns de fim de ano
Como já falamos aqui, fim de ano é uma época propicia para aplicação de golpes fraudes no ambiente digital, sobretudo porque as pessoas estão propensas às compras e, principalmente, existe um aumento no consumo. Dentre os golpes mais comuns, teremos o golpe do cartão de crédito e do boleto bancário. Além de conseguirem roubar dados de cartões de crédito, os criminosos conseguem gerar um boleto forjado em nome de empresas famosas, planos de saúde, governo e enviam para pessoas que sem checar, acabam pagando.

E-commerce
Não podemos descuidar também das compras online. Nesta época muitas compras são realizadas online e isso certamente é um prato cheio para os criminosos digitais. Criminosos geram sites falsos e conseguem anunciar no Google. Assim, a vítima, procurando por um produto ou serviço no buscador, acaba se deparando com sites com preços atrativos, mas que na verdade são de golpistas e que normalmente usam a identidade visual de lojas famosas. Cuidado.

Seja um perito digital
A procura pelo profissional de perícia e investigação forense digital aumenta constantemente e milhares de postos de trabalho estão abertos, sem que profissionais com as competências necessárias sejam encontrados, sobretudo com as regras de compliance trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estão abertas as inscrições para o curso Perícia e Investigação Forense Digital 2023. Inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/ead-curso-pericia-e-investigacao-forense-digital-perito-em-informatica-turma-1-2023__1813817?share_id=0

Youtube

No meu canal no Youtube eu comento os principais fatos de tecnologia e segurança digital do Brasil e do mundo. Acesse: www.youtube.com/josemilatre

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.