Lençóis Paulista - Cerimônia realizada nesta terça-feira (20), no plenário da Câmara, marcou o lançamento do programa de Ensino Integral que, a partir de 2023, será oferecido em 100% das escolas estaduais de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru). Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o município será o primeiro da regional de Bauru, que abrange 17 cidades, a contar com ensino estadual totalmente no formato integral.
A solenidade contou com a presença do prefeito Anderson Prado, da dirigente regional de Ensino, Gina Sanchez; do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia; do secretário de Educação, Railson Rodrigues; e dos diretores das seis escolas beneficiadas com o programa: Hilda Paschoalinotto Grigollo (EE Antonieta Grassi Malatrasi); Carla Maria de Lara Dorini Angelici (EE Leonina Alves Coneglian); Juliana Aparecida Boccardo (EE Rubens Pietraróia); Leandro Paschoarelli (EE Paulo Zillo); Elza Marli Galassi Carpanezzi (EE Vera Braga Franco Giacomini); Elaine Cristina Leda Lopes (EE Virgílio Capoani); e Roseli Sbaraglini (Etec Cidade do Livro).
"Nós estamos promovendo a educação de forma aprofundada, e de forma tão latente, que existirá na vida de cada aluno para o resto de sua existência. E vamos pacificar, através de um projeto chamado Lençóis Paulista 200 Anos, para que os próximos prefeitos se comprometam a entregar 100% de ensino integral nas escolas municipais", revelou o chefe do Executivo.
O evento foi aberto com o depoimento da diretora da EE Vera Braga, a primeira unidade local a implantar o ensino integral. O trabalho começou em 2018, de forma gradativa. "Iniciamos atendendo apenas os alunos do ensino médio. Foi um ano de aprendizado e conquistas, elevando nosso índice Idesp a um patamar nunca antes alcançado por este segmento. A partir de 2020, pudemos ampliar o atendimento aos alunos do ensino fundamental, anos finais", explicou Elza Marli Galassi Carpanezzi.
A experiência da gestora foi complementada com o depoimento da ex-aluna Nagila Maria da Silva, que hoje cursa faculdade de Ciências Sociais na Unesp/Marília. "Venho de uma família de sete irmãos e sou a primeira a ingressar numa universidade. Todos sabemos o quanto é difícil ser aprovado num vestibular tão concorrido e tenho convicção que minha conquista foi devido à minha vivência na escola de período integral", declarou.
MAIS VAGAS
Segundo a dirigente Gina Sanchez, com a implantação do programa Ensino Integral, o número de alunos do ensino fundamental e médio matriculados em Lençóis Paulista em período integral passará dos atuais 897 para mais de 3.400.
"Eu quero agradecer a confiança na educação pública e, em especial, à educação pública na rede estadual. O programa de Ensino Integral, com todo o apoio que tivemos da administração, traz algo pioneiro para nossa Diretoria de Ensino, que é ter a primeira cidade da nossa regional a ter 100% das escolas estaduais no programa de Ensino Integral", declarou.
"Nós, que viemos da escola pública, temos a clareza que a política pública, o social, são prioridades. E o social ser prioridade do nosso governo faz com que tudo valha a pena. E é impossível pensar em política social sem pensar em educação. Porque a educação é a principal ferramenta de transformação social que dispomos", ressaltou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.