FORÇA FEMININA

HE completa 20 anos com a força feminina na gestão de áreas-chave

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Força feminina em diretorias e gerências do HE: Patrícia Lantman, Maira Félix, Rosa Briquezi, Nathaly Hatore, Debora Maciel, Aline Cabestre e Rozeli Tamelini
Força feminina em diretorias e gerências do HE: Patrícia Lantman, Maira Félix, Rosa Briquezi, Nathaly Hatore, Debora Maciel, Aline Cabestre e Rozeli Tamelini

Nesta sexta-feira (11), o Hospital Estadual (HE) de Bauru Dr. Arnaldo Prado Curvêllo completa 20 anos. Nessas duas décadas, a unidade atingiu marcas importantes, com milhões de atendimentos a uma população que ultrapassa 1,8 milhões de habitantes nos municípios de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru. E, nos últimos sete anos, sob a gestão executiva de uma mulher, a médica pneumologista Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, o hospital tem feito um 'raio-X' de suas fraquezas e potencialidades, adotando a chamada gestão participativa. Além de Deborah, a unidade também tem a força feminina no comando de outras áreas-chave.

"Eu vejo que chegamos em um momento de maturidade. Nesses últimos anos, buscamos estruturar o hospital com base em processos. Criamos uma cultura organizacional. Investimos nas pessoas e ouvimos as experiências delas", conta a diretora executiva. "O resultado é uma equipe madura, sensível, consciente dos processos e pronta para atingir bons resultados. Temos duas premissas importantes que marcam nossa atuação: 'o problema é nosso' e 'serviço dado é serviço executado'", complementa.

PRIMEIRA VEZ

Nessas duas décadas, é a primeira vez que as diretorias Executiva e Administrativa do HE têm mulheres no comando, com Deborah à frente da primeira e a enfermeira Patrícia Lantman, na segunda.

Além disso, recentemente, Deborah e seu grupo gestor criaram a Diretoria de Assistência Multiprofissional, dirigida pela enfermeira Nathaly Hatore, que tem 19 anos de casa.

Desde agosto deste ano, mais mulheres passaram a compor o grupo de gestão do HE. A enfermeira Aline Cabestre assumiu a Gerência de Assistência Multiprofissional; Rosa Briquezi está à frente da Gerência de Hotelaria Hospitalar; e Maira Félix de Freitas assumiu a Gerência de Logística Hospitalar. Com a Gerência de RH, que tem Rozeli Tamelini no comando, o quadro de gerências passou a ter quatro mulheres na gestão. E das quatro diretorias, três têm o olhar feminino atento e detalhado aos processos.

Deborah reconhece que a participação das mulheres cresceu no grupo gestor e, hoje, existe um equilíbrio de 50% na distribuição de cargos. Mas, ressalta que a escolha das pessoas em áreas-chave não tem foco no gênero, mas na competência e vivência delas. "Hoje, todos que fazem parte da gestão estão imbuídos no mesmo propósito e se apoiam como um time deve fazer", frisa.

CRESCIMENTO

O presidente da Famesp (entidade gestora do HE), Antonio Rugolo Jr., que, desde 2012, acompanha a gestão direta do hospital, destaca o comprometimento desta equipe atual com a qualidade dos serviços prestados e com a saúde financeira da instituição. "Conseguimos crescer até mesmo durante a pandemia, já que as necessidades de ajuda mútua, de decisões rápidas e de ações conjuntas fizeram o grupo se fortalecer".

O time, segundo o HE, também é unânime em dizer que o principal legado desse último ciclo é a horizontalidade nas decisões, a liberdade criativa e a retenção de talentos.

Para Deborah Maciel, o próximo desafio para o crescimento é se conhecer mais e acreditar em si. "A acreditação é nosso próximo passo. Mas falamos de uma acreditação séria e madura. Isso implica em revisão de processos, admissão de falhas e busca de soluções. Queremos que o HE de Bauru seja realmente acreditado. E esse processo já começou", conclui.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Para comemorar o aniversário, a equipe do HE organizou uma série de eventos que trarão o selo comemorativo até fechar o próximo ciclo, no fim de 2023. E, neste mês de novembro, entre 11 e 25, estão programadas palestras aos trabalhadores com o tema central ‘Saúde e Sustentabilidade’. De 16 a 18, uma feira de saúde será destinada a pacientes e acompanhantes que tiverem agendamentos ambulatoriais neste período, com rodas de conversa, exames de espirometria e orientações sobre prevenção aos cânceres de próstata e de mama.

Já no dia 23, às 19h, pacientes, acompanhantes e trabalhadores do HE serão presenteados com apresentações musicais de um grupo voluntário de coralistas em diferentes unidades da instituição. A agenda completa está no site: http://www.heb.famesp.org.br.

Força feminina em diretorias e gerências do Hospital Estadual de Bauru: Patrícia Lantman (da esq. para dir.), Maira Félix, Rosa Briquezi, Nathaly Hatore, Deborah Maciel, Aline Cabestre e Rozeli Tamelini (crédito: Divulgação)
Força feminina em diretorias e gerências do Hospital Estadual de Bauru: Patrícia Lantman (da esq. para dir.), Maira Félix, Rosa Briquezi, Nathaly Hatore, Deborah Maciel, Aline Cabestre e Rozeli Tamelini (crédito: Divulgação)

Comentários

Comentários