EXPOSIÇÃO

“EntreMeadas”: exposição apresenta trabalhos manuais feitos por mulheres

Sob curadoria de Adélia Borges, mostra tem entrada gratuita

29/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Mariana Chama/Divulgação

Trabalho da artesã bauruense Eliana Bojikian Polito
Trabalho da artesã bauruense Eliana Bojikian Polito

Neste sábado (29), a partir das 10h, o Sesc Bauru inaugura a exposição "EntreMeadas", que traz obras de diversas artesãs e artistas do estado. Com curadoria da crítica e historiadora do design Adélia Borges, a mostra foi idealizada pelo Sesc São Paulo e teve sua estreia na unidade de Vila Mariana. Na Cidade Sem Limites, ela fica disponível até março de 2023, com visitas disponíveis gratuitamente de terça a sexta, das 13h às 21h30, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h30.

A exposição dá destaque ao artesanato feito por mulheres com o intuito de valorizar o patrimônio cultural e reunir o trabalho de artesãs e coletivos de diversas cidades paulistas, para as quais o artesanato é um meio de expressão, identidade e geração de renda.

Com riqueza de trançados, cores e formas, a mostra apresenta obras artesanais e suas raízes - desde o material escolhido, até a comunidade de origem e a artesã criadora.

CURADORIA

O trabalho de curadoria destaca-se pelo recorte geográfico, pois durante o processo de pesquisa, Adélia Borges mapeou uma rica diversidade artesanal, que tem como resultado uma mostra com obras feitas por 25 grupos de 18 municípios diferentes: Américo Brasiliense, Atibaia, Bariri, Bauru, Bertioga, Botucatu, Cananeia, Carapicuíba, Eldorado, Guapiara, Guarulhos, Miracatu, Olímpia, Osasco, Ourinhos, São Bento do Sapucaí, São Paulo e Tremembé.

"Reconhecendo a pluralidade de discursos e práticas culturais presentes em território nacional, o Sesc cumpre seu compromisso educativo ao difundir tais patrimônios. Desta forma, a instituição instiga, por meio da arte, reflexões que possibilitam estabelecer conexões e sentidos, estimulando diferentes olhares para as manifestações expressivas populares", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

OBRAS

Diferentes materiais e técnicas foram utilizados pelas artesãs na produção das obras expostas. A bauruense Eliana Bojikian Polito especializou-se na renda Frivolité, uma técnica que usa linha de crochê e pode ser feita com agulha de crochê fina ou com um instrumento próprio, a naveta (também conhecido como navete). Outra técnica utilizada na exposição é a do grupo informal batizado de "Artes em Amarrio" e vem do verbo amarrar. O amarrio é uma técnica cujos primeiros registros datam do início do século 20, em Bariri, na região de Bauru. A origem é singela: trazer um toque de beleza às toalhas de banho e de mesa feitas com a reutilização de tecido de sacaria de arroz. O recurso era desfiar a barra do algodão rústico e fazer nós, compondo motivos geométricos.

SOBRE A CURADORA

Adélia Borges tem uma relação estreita com o artesanato: aprendeu a bordar com o grupo mineiro Matizes Dumont e realizou exposições e palestras, no Brasil e mundo, sobre a linha tênue entre o design e o artesanato. Em seu currículo acumula 40 exposições e 16 livros, entre eles "Design Artesanato: O Caminho Brasileiro" (2011), no qual traça um panorama da revitalização recente do objeto artesanal brasileiro. Por seu trabalho com a primeira montagem da mostra "EntreMeadas" no Sesc Vila Mariana, Adélia foi finalista no 11.º Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes na categoria Patrimônio Cultural.

SERVIÇO

O Sesc Bauru fica na avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia. Mais informações pelo telefone: (14) 3235-1750. Grupos podem agendar visitas mediadas pelo e-mail: agendamento.bauru@sescsp.org.br.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.