Projeto detecta catarata em índios
Projeto detecta catarata em Ãndios
Texto: Fábio Grellet
Um projeto instituÃdo pela Associação Hospitalar de Bauru (AHB), em parceria com diversas entidades e empresas particulares, entre as quais o Expresso de Prata, pretende detectar casos de catarata e pterÃgio entre a população indÃgena do Estado de São Paulo.
Segundo o administrador hospitalar da AHB, Reinaldo Rocha, no
último dia 24 de abril, quatro médicos foram até as aldeias de Icatu, no municÃpio de Braúna, e Vanuire, em Arco-Ãris, para examinar os Ãndios com mais de 50 anos, que constituem o público-alvo da campanha. Após analisar 48 Ãndios, foram diagnosticados 13 casos de catarata e 11 casos de pterÃgio. Todos eles precisam ser operados, e as cirurgias já foram agendadas: devem ocorrer no próximo dia 13 de maio, algumas no Hospital de Base de Bauru e outras em clÃnicas particulares da cidade.
O administrador da AHB informou que, no ano passado, foram atendidos os Ãndios das aldeias situadas em AvaÃ, já submetidos aos exames e eventuais cirurgias. Existe um projeto para que, até o final deste ano, todas as demais aldeias indÃgenas do Estado de São Paulo sejam visitadas mas, para que a iniciativa seja viabilizada, conforme Rocha, é necessário o apoio operacional da Funai. Segundo ele, algumas aldeias (especialmente aquelas situadas no litoral do Estado) são localizadas em áreas de difÃcil acesso, e os próprios Ãndios precisam ser conscientizados sobre a importância dos exames e eventual tratamento. Essa seria a tarefa da Funai. Rocha adiantou, também, que já existe uma proposta para realizar esses exames em Ãndios de duas aldeias situadas no Estado do Rio de Janeiro.