Mulher também gosta de nu
Pôsteres de borracharia com peladonas em poses esdrúxulas e cenário xumbrega já eram. Hoje, o que causa frisson são os pôsteres de fortões sem roupa. Em alguns casos, a produção das fotos é tão boa que o pôster não chocaria muito se fosse pendurado no salão de beleza da esquina.
A mulherada está começando a tirar proveito de uma fonte de diversão que faz a alegria dos homens -heteros e gays - há várias décadas: as revistas que trazem modelos e artistas nus. "É muito divertido ver essas revistas junto com as amigas", diz Tatiana Ivanovich, 21 anos, estudante e repórter da rádio Jovem Pan. Tatiana entra no site da "G Magazine" todo mês para imprimir as melhores fotos. "A gente morre de rir e fica comparando os detalhes dos corpos dos caras."
Preço alto
A estudante Mariana Jorge, 22 anos, adora a idéia de ver homens bonitos sem roupa. Ela só lamenta que revistas como
"G", "Íntima" e "Gold" ainda sejam muito caras -custam, em média, R$ 6,90. Uma prova de que as moças estão mesmo a fim de conferir os fortões -especialmente os famosos - como eles vieram ao mundo é o aumento do número de leitoras da "G Magazine", revista dirigida ao público gay.
"Hoje, podemos dizer que 40% do nosso público é formado por mulheres", diz a diretora editorial da revista, Ana Fadigas. Depois de trabalhar durante 21 anos na Editora Abril, Ana resolveu radicalizar. Há dois anos, comprou a revista
"Sexy" e lançou a "G". "No início sofríamos muito preconceito", conta. A reviravolta veio em setembro de 98, com o ator Mateus Carrieri na capa. "Ele virou o mercado. As vendas mais do que dobraram com o Mateus." Daí o súbito interesse em pagar altos cachês a homens famosos. "Não revelamos os cachês porque somos proibidos por contrato, mas garanto que são bem menores do que os pagos às famosas da "Playboy"."
A revista atingiu seu recorde de vendas -118 mil exemplares- com o jogador Vampeta, do Corinthians, na capa. Entre os famosos que já calibraram os bíceps para a "G" estão Dinei, também do Corinthians, o ator Nico Puig, o cantor Roger, do Ultraje a Rigor, e David Cardoso, ícone da pornochanchada nacional.
Ao contrário da "G", que sempre mostrou tudo de seus fotografados, a "Íntima", lançada em abril, começou mais light. "Ficamos até a quinta edição sem mostrar nu frontal", diz a editora Emmy Bentson, 40 anos. Mas as leitoras exigiram ver o que faltava. "Recebíamos toneladas de e-mails, cartas e telefonemas pedindo que mostrássemos os moços por inteiro, sem esconder nada." O editorial lembra uma revista para adolescentes. Traz textos sobre moda, sexo, cosméticos, horóscopo. Mas a editora garante que vai manter a regra básica da publicação: os peladões não podem sair excitados nas fotos.
Quem já mostrou o bumbum na "Íntima?". Os óbvios Humberto Martins, Alexandre Frota, Raul Gazolla e Renato Gaúcho. A revista "Nova" publicou, em setembro, um pôster tridimensional do modelaço Paulo Zulu, disfarçando - com a mão - o que seria um nu frontal. "Não é novidade que mulher gosta, mesmo, é de ver homem bonito pelado", diz a editora Márcia Neder. A revista publicou sua primeira foto sensual masculina em 74, quando o então goleiro Leão apareceu de sunga no pôster central.
Mico
Roger, o vocalista do Ultraje, conta que adorou fazer as fotos para a "G" de setembro. E mais: diz que até a mãe ficou orgulhosa pelo trabalho. "Já freqüentei praia de naturalismo. Encaro a nudez com tranqüilidade", garante.
Já o vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, preferiu não colocar o prestígio de sua banda em risco. Convidado pela "G" para posar, Dinho quis evitar o que, segundo ele, seria um mico. "Não sei como o Roger conseguiu. Só sei que, pra mim, seria super constrangedor."
Em agosto, surgiu mais uma opção para os que apreciam o nu masculino. A revista "Gold", que tem conteúdo bem gay, saiu de cara com 30 mil exemplares vendidos, mesmo sem ter um famoso na capa. É, pelo jeito os peladões ainda vão invadir o seu salão de beleza.
Diverte e excita
Risadinhas, rubor no rosto e cara de quem está fazendo arte. Se você vir um grupo de garotas nesse estado, pode apostar: elas devem estar vendo uma revista de nu masculino. "Quando estamos em grupo, a revista garante boas risadas", diz a estudante Adélia de Souza, 22 anos. Amiga de Adélia, a estudante Denise dos Reis, 18 anos, também gosta das revistas. "Mas ainda não dá para deixar a "G" no revisteiro de casa. Vai levar um tempo até as pessoas acharem revista de homem pelado uma coisa natural."
A estudante de cursinho Cristiane Provatti, 19 anos, acha justo a mulher ter a chance de conferir as formas masculinas por inteiro.
"Os garotos têm a "Playboy" e mais um monte de revistas. Acho muito justo existir revista de nu masculino também." Segundo ela, ainda há lugar no mercado para novos títulos. "Deveriam existir outras revistas dessas para a gente ter mais opções na hora de comprar", diz a garota.
Alguns meninos já encaram a situação com naturalidade. O estudante Tiago Marraccini, 18 anos, acha normal que as mulheres queiram ver fotos de homens nus. Diz até que aceitaria posar pelado. E adianta o cachê: "Toparia por R$ 15 mil. Só ia ser duro aturar o aluguel da galera."