Geral

Fiat Brava recebe nova motorização

Paulo Toledo
| Tempo de leitura: 2 min

A linha 2002 do Fiat Brava, que chegará ao mercado no início de junho, tem como principal novidade uma nova motorização 1.6, de 16 válvulas Corsa Lunga (curso longo), que privilegia o torque, que dá melhores respostas ao motorista. O notchback ficou mais moderno e traz mais equipamentos de série. A nova grade frontal, a exempplo do Marea, passa ostentar o novo logo da Fiat, em comemoração aos 100 anos da montadora.

O Brava tem um market share (índice de participação no mercado) de 15% no segmento dos carros médios. A Fiat quer ampliar esse share com as novas alrações introduzidas.

O novo propulsor 1.6 16V Corsa Lunga, tem o curso de pistões aumentado e diâmetro dos cilindros reduzido, o que elevou a cilindrada do motor de 1.580 cm3 para 1.596 cm3. Com isso, o carro melhorou seu desempenho, aumentando seu torque máximo de 15,1 kgfm para 15,4 kgfm a 4.500 rpm, sendo que a 1.500 giros o motor produz uma força de quase 13 kgfm. Ao dirigir, é possível notar que o carro ficou mais ágil, com retomadas e arrancadas rápidas.

De acordo com a Fiat, o novo Brava 1.6 16V desenvolve 106 cv de potência, acelera de 0 a 100 km em 10,7 segundos e chega à velocidade máxima de 186 km/h. Além de ser rápido nas retomadas, o motor 1.6 16V Corsa Lunga se sobressai na economia: gasta cerca de 10% menos que a versão anterior: 15,8 km/l na estrada e 10,6 km/l na cidade.

O design do Fiat Brava foi mantido, com seu grupo óptico traseiro destacando-se na traseira curta.

Vale destacar que o motor 1.8 16V da versão HGT - top de linha - mantém-se inalterado. Produz 132 cv de potência e torque máximo de 16,7 kgm a 4.000 rpm. Com ele, o carro atinge a velocidade máxima de 200 km/h.

Na linha 2002, o Brava é beneficiado com a incorporação de novos itens de série e também com a ampliação da oferta de equipamentos opcionais. Como equipamentos de série tem: todas as versões ganharam regulagem de altura do banco do motorista; os faróis de neblina e rodas em liga leve, que já eram de série na versão HGT, passam a equipar também a versão ELX; todas as versões ganharam novos alto-falantes e novos tweeters; entre outras coisas.

Nos equipamentos opcionais, todas as versões do Fiat Brava podem ser equipadas com o kit comfort, composto de vários itens, como vidros elétricos com função antiesmagamento e sistema one touch; Follow Me Home; travamento automático das portas é ativado quando o veículo atinge a velocidade de 30 km/h, oferecendo aos passageiros maior segurança; alívio da pressão interna, entre outros itens disponiveis no também novo Marea.

Comentários

Comentários