Botucatu - A convite do governo da Romênia, o deputado estadual Milton Flávio (PSDB) integrará a comitiva que participará, de 3 a 8 de setembro, dos eventos comemorativos da Independência do Brasil organizados pela embaixada brasileira em Bucarest. O parlamentar participará da delegação na condição de representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de coordenador da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo em São Paulo (Frencoop) e de presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa paulista.
Segundo o deputado, o evento faz parte do conjunto de iniciativas adotadas pelo embaixador brasileiro na Romênia, Jerônimo Moscardo, com o objetivo de estimular o intercâmbio cultural entre os dois países. A Romênia é um país de origem latina, com uma longa tradição de relações com o Brasil e que exerceu uma grande influência sobre a Semana de Arte Moderna de 22, lembrou Milton Flávio. O embaixador Moscardo tem procurado desenvolver o que se pode chamar de diplomacia cultural, sem desprezar os aspectos educacionais e econômicos.
Em nome da Unesp, Milton Flávio assinará convênios de cooperação técnico-científica e acadêmica com a Universidade de Oradea. Como coordenador da Frencoop, o deputado participará de encontro com representantes da Central de Cooperativas de Consumo e Crédito e da Central de Cooperativas de Produção Artesanal da Romênia. Também estão previstas a visita do deputado à Universidade de Pretosani e a realização de palestra sobre a integração dos povos latinos no Instituto de Línguas Latinas.
Além de Milton Flávio, farão parte da comitiva o presidente da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier; o ministro-chefe da Casa Militar da Presidência da República, general Alberto Cardoso; o professor doutor Cássio Mesquita de Barros, da Universidade de São Paulo (USP); o pianista José Carlos Martins; e o escritor pernambucano José Nivaldo, que lançará um livro em língua romena.