Geral

Programa para melhorar o leite atenderá nove cidades da região

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

O Sistema Agroindustrial Integrado (SAI) e o Programa Sebtae de Desenvolvimento Local (PSDL), em parceria com o Instituto de Economia Agrícola lançam o Programa para Melhoria do Leite, que vai atender nove cidades produtoras na região: Iacanga, Agudos, Reginópolis, Piratininga, Bauru, Duartina, Ubirajara, Avaí e Presidente Alves.

O objetivo é adequar a produção ao Programa Nacional de Qualidade do Leite, que vai ser lançado no ano que vem pelo Governo Federal. Com este programa vão acabar os leites tipo A, B e C; o produto não poderá ser entregue em latões; o leite deverá ser coletado a granel, resfriado e vendido para cooperativas, entre outras exigências. A preocupação do Sebrae é que o pequeno produtor não consiga atender às exigências e desapareça. Por isso, está lançando o Programa de Melhoria do Leite, na região de Bauru (as regiões de Presidente Prudente e Botucatu já estão sendo beneficiadas).

O primeiro passo do programa é fazer um diagnóstico por meio de um questionário com 20 produtores rurais de cada cidade. A partir daí começa o plano de ação envolvendo a comercialização, o treinamento e a produção do leite. Segundo a prefeita de Reginópolis, Carolina Veríssimo, o pequeno produtor de leite tem dificuldade desde a produção até a comercialização. Pelo menos 30 produtores de Reginópolis vão participar em setembro do curso de capacitação rural do Sebrae. O que mais espero é criar oportunidade de trabalho e renda e espero contar com o Sebrae como canal de orientação, diz.

Comentários

Comentários