Geral

Bandas juvenis se apresentam na USC

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Projeto Quintas Culturais da Universidade do Sagrado Coração (USC) traz ao palco do Teatro Universitário Veritas (TUV), hoje, bandas para a 2.ª edição do Encontro de Orquestras Infanto-juvenis de Bauru e Região. O evento tem entrada gratuita e começa às 20h30.

Participarão do espetáculo a Orquestra de Câmara Infanto-juvenil da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab e Banda Marcial Tio Cassiano, de Jaú; Banda Marcial de Bariri; Camerata Filarmônica e Orquestra Viver, de Bauru.

A Orquestra de Câmara Infanto-juvenil da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, de Jaú, conta, atualmente, com cerca de 50 componentes, entre violinistas, flautistas e violoncelistas. Dirigida pelo professor Marlon Dantas Trevisan, a Orquestra é fruto de um investimento da instituição que tem possibilitado o ensino musical aos seus alunos desde a pré-escola. No seu repertório, obras clássicas, barrocas, folclóricas e populares.

Nascida em maio de 1997 como fanfarra experimental, a Banda Marcial Alexandre Giuliano Galo, de Bariri conta hoje com 57 componentes cuja idade varia dos 7 aos 20 anos, divididos em metais e percussão. A partir de 1998, já como Banda Marcial, o grupo musical de Bariri tem se apresentado com um repertório que inclui canções de bandas como Pink Floyd e Bom Jovi, além de trilhas sonoras de filmes de sucesso. Sob a regência do maestro Jefferson Canelo desde sua fundação, a Banda Marcial de Bariri tem como coordenadora Tereza de Lourdes Camargo.

A Banda Marcial Tio Cassiano, também de Jaú, é a mais jovem entre as bandas que se apresentarão na USC nesta Quinta Cultural. Ela iniciou suas atividades em fevereiro deste ano.

Composta por 40 músicos (metais e percussão), com idade entre os 6 e os 16 anos, a Banda Marcial Tio Cassiano é também regida pelo maestro Jefferson Canelo, tendo como coordenadora Daniela Zago.

Formada por crianças, jovens e um adulto, a Camerata Filarmônica, de Bauru, possui 25 integrantes (de 7 a 18 anos, e um de 65) e 4 anos de existência. Inicialmente, a Camerata foi patrocinada pela Oficina Cultural Regional Glauco Pinto de Moraes.

A partir de 2000, o grupo passou a se apresentar por diferentes cidades do interior do Estado, participando de formaturas oficiais e festas de aniversário de alguns municípios.

A Camerata é formada por cordas (violinos), sopro (flautas soprano, contralto, tenor e transversal) e piano. A regência é da professora Suzana Saconato.

Outro grupo musical de Bauru que se apresentará hoje é a Orquestra Viver. Dirigida por Verônika Brunis (com colaboração de Luciane Romagnoli, Miriam Camaforte e Elaine Facchim), é formada, basicamente, por alunos do ensino fundamental, divididos em flauta e canto.

Serviço

Encontro de Orquestras Infanto-juvenis de Bauru e Região, hoje, 20h30, no Teatro Veritas (USC), grátis. Rua Irmã Arminda, 10-50.

Comentários

Comentários