Geral

Cine BR traz Policarpo Quaresma

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

O Circuito Sem Tela, do Projeto Cinema BR em Movimento, traz esta semana a Bauru o filme Policarpo Quaresma, de Paulo Thiago. Serão três dias de exibição, começando hoje, às 20 horas, no auditório do Centro Cultural. Este é o quarto filme a ser exibido este ano na cidade pelo projeto e encerra a edição 2001 do circuito.

As outras exibições serão amanhã, às 20 horas, no Sesc e dia 27, no Caic da Nova Esperança, sempre com entrada gratuita.

Baseado no clássico da Literatura nacional, O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, o filme foi lançado em 1998. O major visionário nacionalista Policarpo Quaresma defende a adoção do tupi-guarani como idioma oficial e decide trabalhar de cocar.

Porém, é apresentado dentro de um contexto de corruptos poderosos, em que não há lugar para a indignação e o sentido de justiça.

O longa-metragem conquistou, no mesmo ano da estréia, os prêmios de Melhor Direção no Festival de Trieste (Itália), Melhor Filme (Júri Popular) e Melhor Ator para Paulo José no Festival de Cuiabá (Mato Grosso). Paulo José recebeu ainda o Prêmio Estação Botafogo de Cinema Brasileiro para Melhor Ator do Ano.

O diretor Paulo Thiago começou dirigindo Os Senhores da Terra, em 1970. Depois trabalhou em Sagarana (1974), Soledade (1976), Batalha de Guararapes (1978), Águia na Cabeça (1984), Jorge, um Brasileiro (1989) e Vagas para Moças de Fino Trato (1993).

Serviço

Policarpo Quaresma, hoje, 20h, no Centro Cultural (av. Nações Unidas, 8-9 / tel. 235-1072); amanhã, 20h, no Sesc (av. Aureliano Cardia, 6-71 / tel. 235-1750) e dia 27, 19h, no Caic Nova Esperança. Grátis. Realização: MPC & Associados. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e TBR Produções.

Comentários

Comentários