A delegacia será inaugurada no Ferradura Mirim, às 8 horas, com uma equipe da Delegacia da Defesa da Mulher.
A delegacia móvel destinada a atender os 143 municípios da Delegacia de Polícia Judiciária 4 (Deinter-4) será inaugurada em Bauru, amanhã. Uma equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estará no bairro Ferradura Mirim, próximo ao Mosteiro, das 8 às 17 horas, atendendo a população.
A delegacia móvel, motorizada e equipada com computador, foi disponibilizada pelo Governo do Estado de São Paulo ao Deinter-4 há alguns meses e será utilizada pelas diversas unidades da Polícia Civil de Bauru - como a 5.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) sempre que necessário e quando houver disponibilidade. No último domingo, ela esteve em Presidente Prudente, servindo a uma exposição realizada no município. A idéia nossa é que essa delegacia seja usada por todas as nossas unidades da Polícia Civil. Sempre que eu achar necessário, vou pedir para o Deinter essa delegacia. Quando estiver disponível, nós vamos usá-la nesse projeto. Nós vamos inverter: levar a delegacia até a comunidade, afirmou o delegado Antônio Ângelo Ciocca, titular da Delegacia Seccional de Bauru.
O delegado reforça que uma das prioridades é que a delegacia móvel chegue aos bairros mais carentes do Município. O Deinter-4 recebeu uma delegacia móvel que é destinada a atender todo o Deinter - as 11 seccionais e os 143 municípios. Queremos usar essa delegacia em Bauru para levar o serviço da Polícia Civil aos bairros mais carentes, inclusive, salientou.
Amanhã, a delegacia móvel será inaugurada em Bauru com uma equipe da DDM. A dra. Rejane, com a sua equipe, vai até o bairro da Ferradura Mirim para dar atendimento ao pessoal. Nós vamos instalar essa delegacia no bairro e ela vai dar atendimento à mulher, registrar ocorrências, expôs o titular da Delegacia Seccional.
Na oportunidade, a população do Ferradura Mirim e de bairros próximos poderão providenciar a confecção de cédulas de identidade, já que funcionários do posto de identificação também serão deslocados com a delegacia móvel. Os interessados devem comparecer à delegacia móvel com a certidão de nascimento ou casamento originais, uma cópia dos documentos e duas fotos 3x4. Vai ao local uma equipe do nosso setor de identificação e vão fazer cédula de identidade. Nós também queremos tirar a fotografia lá no local, a um preço de custo, acrescentou Ciocca.
A polícia prevê também que a delegacia móvel facilite na arrecadação de armas. Nós vamos tentar conscientizar as mulheres que forem até lá sobre armas. No caso de terem conhecimento e medo de ter alguma arma em casa, querendo se ver livre dessa arma, elas vão poder entregá-la. Nós vamos ter uma equipe que vai até a casa arrecadar essa arma, explicou a delegada Rejane Borro Tiritan, titular da DDM.
A iniciativa contará, ainda, com a presença de uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais/Grupo Armado de Repressão a Roubo e Assalto (DIG/Garra), que também deverá ser deslocada ao Ferradura Mirim com o objetivo de dar apoio aos procedimentos realizados pela DDM. O que nós estamos pretendendo fazer é o atendimento especializado nos bairros. Queremos manter esse projeto de ir periodicamente a um bairro para atender a população. Às vezes, as pessoas não têm como sair do bairro, têm dificuldade de locomoção e, a gente estando ali perto, facilita para a pessoa estar indo lá, disse Rejane. Vai ter tudo o que tem na Delegacia da Mulher. Nós vamos levar uma psicóloga, vou levar uma estagiária de Direito, escrivã de polícia, investigadora. Se for o caso, nós vamos estar registrando a ocorrência, dando orientação para as pessoas que procurarem, fazer encaminhamento. Qualquer esclarecimento quanto à Delegacia da Mulher nós vamos dar à população, acrescentou a delegada.
Bauru
O delegado Ciocca informou que Bauru está prestes a ganhar uma delegacia móvel para atender exclusivamente ao Município. Os equipamentos estariam sendo adquiridos com patrocínio de empresários da região. A Delegacia Seccional espera que, dentro de um mês, a delegacia móvel de Bauru esteja funcionando. Os empresários de Bauru e a comunidade, aprovando a nossa iniciativa, estão construindo uma unidade dessa só para Bauru. Essa é do Deinter e atende as 11 Seccionais, 143 municípios. Nós temos uma unidade dessa que está sendo patrocinada em parceria com alguns empresários e membros da comunidade de Bauru. Está quase pronta. De repente, em algum dia poderemos ter duas, uma em cada bairro, enfatizou Ciocca.