Usuários do Sebrae-SP dos Estados Unidos e Japão fizeram contato com o órgão, que atendeu, também, vários Estados.
No segundo mês de funcionamento da Ouvidoria do Sebrae-SP, localizada em Bauru, a média diária de atendimentos passou de 13 para 15, atingindo um total de 795, segundo Rubens Blasco, ouvidor da entidade. Clientes do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e até dos Estados Unidos e do Japão entraram em contato com a Ouvidoria.
Os pedidos de informações e orientações foram os mais freqüentes, totalizando 81%. As reclamações recebidas chegaram a 28% dos atendimentos - todas já foram encaminhadas para as áreas responsáveis e as providências tomadas, segundo o ouvidor.
Para Blasco, a participação e a boa-vontade das áreas em resolver os problemas enfrentados pelos clientes do Sebrae-SP são fundamentais para o bom desenvolvimento de sua função. As áreas e os escritórios regionais recebem as reclamações e nos retornam rapidamente com a solução. Após serem tomadas as devidas providências, a Ouvidoria retorna ao cliente com um parecer final sobre seu pedido.
Blasco afirma, ainda, que tomar conhecimento das queixas dos clientes é fundamental para a entidade. A Ouvidoria é um instrumento muito forte para atuar decisivamente na solução dos problemas de nossas áreas e produtos, destaca.
O ouvidor tem como função receber as reclamações, críticas, sugestões dos clientes. Essa função surgiu na Suécia em 1809, com o objetivo de representar e defender os direitos do cidadão perante o governo. No século XX, ocorreu uma expansão de seu campo de atuação, quando chegou à imprensa e à iniciativa privada.
Serviço
A Ouvidoria do Sebrae-SP pode ser contatada pelo site do Sebrae-SP, (www.sebraesp.com.br), ou pelo telefone 0800-780202 (ligação gratuita).