(*) Especial para o JC Cultura
O Instituto Histórico Antônio Eufrásio de Toledo, em cujas instalações existe uma seqüência de informações sobre os acontecimentos do passado, no que diz respeito a jornais e revistas antigas, livros, objetos, documentos e mais de 10 mil fotografias, material que oferece esclarecimentos sobre o desenvolvimento de Bauru, dá ainda um especial destaque à trajetória dos primeiros moradores.
Paralelamente a essas atividades e a exemplo do que vem realizando desde a sua fundação, o Instituto igualmente está à disposição da população, principalmente às diferentes entidades, para a realização de palestras, por meio das quais são focalizados, aos interessados, melhores esclarecimentos sobre os fatos dos velhos tempos. Essas palestras são ilustradas com um vídeo que tem a duração de 40 minutos, cujas fotografias que nele aparecem mostram, com riqueza de detalhes, os capítulos históricos da Sem Limites, enriquecidos por páginas musicais e uma perfeita narração.
Assim, através dessa iniciativa, o Instituto Histórico Antônio Eufrásio de Toledo tem propagado, para várias áreas profissionais e educacionais, mais um pouco sobre o passado, enaltecendo, na oportunidade, os nomes de tantas pessoas que ajudaram a construir Bauru. Com esta colaboração espontânea, que visa única e exclusivamente divulgar ainda mais esses acontecimentos, aquela entidade vem propalando, nos mais diversos setores, tudo aquilo que aconteceu nos tempos antigos e que serviu para alicerçar a cidade atual.
O Instituto funciona na rua Capitão Gomes Duarte, 13-41. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. Aos sábados, das 8h30 às 10h30. Informações poderão ser obtidas pelo telefone 234-2508. E-mail: ihaet@terra.com.br.