Entre hoje e 19 de outubro, o Centro Cultural de Bauru, Teatro Municipal e Teatro Veritas (USC) sediam a VII Mostra de Arte Sem Barreiras. Idealizada há sete anos, a mostra nasceu com a finalidade de evidenciar a arte produzida pelos portadores de deficiência como uma produção distinta de preconceitos e integrada à sociedade.
O evento é uma realização do programa Very Special Arts do Brasil, Secretaria Municipal de Cultura, Centro de Apoio aos d/Eficientes (CAd/E) e Universidade do Sagrado Coração.
Baseada em duas vertentes que norteiam o Very Special Arts do Brasil, a VII Mostra de Arte Sem Barreiras valoriza a arte-processo como recurso do desenvolvimento humano e a arte-produto como caminho pelo qual os portadores de deficiência física possam viver, expondo assim, seus trabalhos em espaços culturais não-segmentados.
O evento abre espaço para a participação de artistas independentes ou ligados a grupos, nas categorias de artes plásticas, literatura, teatro, dança e música. Há ainda um comprometimento com a reflexão, a discussão, a capacitação e a ação sobre o processo de inclusão social.
O Brasil integrou-se ao Programa Very Special Arts há onze anos. Na época, o contexto nacional era de extrema rejeição, incompreensão e ausência de sensibilidade para as questões que envolviam os portadores de deficiências.
O comitê do programa em Bauru é presidido pelo psicólogo e psicoterapeuta Dorival Vieira, idealizador da mostra desde sua primeira edição.
Programação
Hoje, às 10 horas, acontece a solenidade de abertura da mostra com a interpretação do Hino Nacional pela artista Iara Pasqualini. A cerimônia conta também com as apresentações do coral do Centro Educacional do Deficiente Auditivo da USP (Cedau) e de um grupo de dança e fanfarra da Escola Rafael Maurício.
A solenidade abre ainda uma exposição de artes plásticas e obras literárias (incluindo uma em Braile). As obras ficam expostas até o dia 19 de outubro.
Ainda hoje, às 16 horas, o Teatro Municipal recebe uma série de apresentações artísticas. As Apae de Bauru e Dois Córregos e o Projeto Periart fazem performances de dança.
Além da dança, o Projeto Periart realiza também uma apresentação musical. A Apae de São Manuel leva ao palco o canto coral; a de Dois Córregos, um coral de sinais e a de Pederneiras, um espetáculo teatral.
A Companhia Helena Holanda, vinda da Paraíba especialmente para o evento, faz apresentações de dança e música regional. Fechando a tarde, o Grupo Shimmy faz uma performance de dança do ventre.
USC
Hoje, às 20 horas, no Teatro Veritas, na USC, a Delegacia de Bauru da União Brasileira de Trovadores se apresenta com poesias e trovas, integrando também a programação do projeto Quintas Culturais. A noite tem ainda as performances musicais de Iara Pasqualini, que representa o Cad/E, e do grupo Sindicato do Jazz.
Espetáculos e palestras
Amanhã, às 16 horas, o Teatro Municipal tem dois espetáculos: Terra, com a Companhia de Teatro Boi Tantã e Os Quatro Sorrisos de Maria Feliz, com a Companhia Teatral Atucaec.
Além das apresentações artísticas, a VII Mostra de Arte Sem Barreiras oferecerá palestras de formação e capacitação. No sábado, das 8 às 12 horas, três temas serão debatidos.
A presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil e diretora do Instituto de Artes, Comunicação e Turismo da PUC de Campinas, Roberta Pucetti Polizio Bueno, profere a palestra Inclusão, Realidade Objetiva e Arte-Educação.
O engenheiro e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas Fernando Augusto Machado discute o tema Sem Barreiras Arquitetônicas - o Direito de Ir e Vir do Cidadão.
Fechando o ciclo de palestras, o psicólogo e representante do comitê bauruense do VSA, Dorival Vieira, discute O Uso do Teatro como Recurso Técnico para o Desenvolvimento da Pessoa Portadora de Deficiência Mental, Visual e Doenças Mentais.
As inscrições para as palestras podem ser realizadas com antecedência no Centro Cultural ou pelo telefone 235-1265.
Serviço
VII Mostra de Arte Sem Barreiras, abertura hoje, 10h, no Centro Cultural. Atividades até dia 19. Avenida Nações Unidas, 8-9. Na USC, apresentações hoje, às 20 horas, rua Irmã Arminda, 10-50. Grátis. Informações: 235-1072.