Geral

EDUCAÇÃO: UM DESAFIO BRASILEIRO

João Álvares
| Tempo de leitura: 1 min

A missão de ensinar e educar é das mais importantes, nobres e elevadas, oferece ao jovem, a oportunidade de aprimorar o espírito para realização plena como pessoa humana.

O homem bem educado, integralmente formado, sabe que a cada conhecimento corresponde um reconhecimento, a cada ciência, uma consciência, na escala dos valores, somente o valor mais alto recebe o máximo de apreço e consideração.

Por ordem decrescente, a pessoa bem educada assim ordena os valores: bens materiais, bens sociais, bens culturais, bens morais, bens religiosos, pessoa humana e, no ápice, Deus.

No Brasil, as estatísticas revelam um quadro pouco alentador no que se refere à educação. Nas universidades, o número de estudantes cresceu tão rapidamente que encontrou a universidade desaparelhada para um atendimento e ensino em alto nível. Mostra-se apreço à educação pela empenhativa eficiente e honesta administração escolar e, sobretudo, pelos recursos que são destinados à escola. No Brasil, nos últimos 14 anos, as verbas orçamentárias destinadas à educação diminuíram progressivamente, até chegar ao seu nível mais baixo. Todos devem prestar serviços à educação. Uns, diretamente. Outros, indiretamente. Só privilégios, gratuidade, facilidades de toda ordem não cabem mais num mundo de tantas responsabilidades sociais como o de hoje. Importa ver, na educação, algo importante, capaz de formar pessoas que saibam agir, trabalhar, enfrentar desafios para realizar-se integralmente como pessoas humanas...

(*) João Álvares

Comentários

Comentários