A nova diretoria da Sociedade Dante Alighieri, que tomou posse ontem, quer retomar a união da comunidade italiana
A nova diretoria da Sociedade Italiana Dante Alighieri tomou posse ontem à noite com três grandes objetivos pela frente: retomar a união da comunidade italiana, recuperar as dependências físicas da sede e trazer de volta a Bauru a Agência Consular.
Só entrei para tentar conseguir essas coisas, disse o presidente eleito, Marcos José Guaraldo, neto de italianos. A solenidade de ontem serviu ainda para a comemoração dos 95 anos de fundação da Sociedade.
Guaraldo quer aproveitar o trânsito livre que diz possuir entre os grupos que formam a Sociedade Italiana para tentar uni-los novamente. De acordo com Guaraldo, questões políticas estão dividindo a colônia italiana de Bauru.
Outra questão que irá merecer atenção especial da nova diretoria é a tentativa de trazer de volta a Bauru a Agência Consular, que teve as atividades encerradas a pouco mais de um mês.
A agência é considerada de extrema importância para a comunidade italiana de Bauru e região, pois por meio dela é possível dar entrada nos trâmites burocráticos para a solicitação de cidadania italiana, entre outros serviços.
Mesmo estabelecendo desde já as prioridades, Guaraldo faz questão de frisar que a finalidade principal da Sociedade Dante Alighieri é manter e difundir a cultura italiana; principalmente por meio de atividades culturais e aulas do idioma.
As aulas são ministradas pela vice-presidente da Sociedade, Ilda Rugai Delicato, nascida na região de Toscana e a primeira mulher, nos 95 anos da entidade, a ocupar um cargo na diretoria executiva.A solenidade de posse foi realizada no salão da Sociedade, durante um jantar dançante, e contou com a presença de mais de 100 associados. Além da diretoria, foram empossados também os novos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal.