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50% revelam queda de desempenho

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Pesquisa realizada em dez escolas de Bauru apontou que a transição faz com que alunos tenham notas menores

Uma pesquisa realizada pela psicopedagoga Edelaine Nassar Baptista, há dois anos, em dez escolas de Bauru - cinco particulares e cinco estaduais - mostrou que grande parte dos alunos apresenta queda no desempenho escolar durante a transição da 4.ª para a 5.ª série.

Das escolas particulares pesquisadas, 50% dos alunos tiveram, na 5.ª série, notas mais baixas, em relação ao último bimestre da série anterior.

Além disso, a média de reprovação nas escolas particulares passa de 0% (na 4.ª série) a 3%, na série seguinte. É um desleixo dos pais deixarem as crianças com muita autonomia. Elas não podem; têm que ser direcionadas, alerta.

Nas escolas estaduais pesquisadas pela psicopedagoga, 70% dos alunos tiveram notas melhores, nesse período de transição. Já o índice de reprovação, subiu para 30%, na 5.ª série.

Solução

Edelaine crê que os problemas enfrentados pelos pré-adolescentes nesta fase de transição podem ser amenizados por uma ajuda mútua entre pais, professores e escola. Temos que compreender que a criança está vivendo um momento natural do próprio crescimento. Não podemos fingir que não está acontecendo e nem exagerar nos cuidados, sugere.

A participação dos pais em casa e nas reuniões realizadas na escola é fundamental nesse período. Não é recomendável criar expectativas quanto à passagem para a 5.ª série.

Apesar da necessidade de acompanhamento, a criança precisa de uma parcela de autonomia para que desenvolva responsabilidade. Tem que sempre fiscalizar a tarefa, valorizando o que já foi feito. Isso não prejudica o serviço do pai. O filho sente-se estimulado a estudar e valorizado pelo pai, que está atento ao seu desenvolvimento escolar, diz Edelaine.

Outro aspecto importante é que seja propiciado um ambiente favorável ao estudo da criança, longe de videogames e televisões. Quanto aos professores, a sugestão é oferecer aulas atraentes e motivadoras. Os conteúdos devem ser relacionados ao cotidiano do aluno. Se o aluno percebe que o conteúdo aprendido pode ser colocado em prática ele nunca mais esquece, afirma.

Quando o estudante apresentar dificuldades em sala de aula, a coordenação do curso deve ser acionada para entrar em contato com os pais da criança, numa tentativa de resolver o problema em conjunto.

No Colégio Liceu Noroeste, os alunos de 4.ª série já estão tendo experiências em aulas da série seguinte, para que tomem contato com o conteúdo e com o tempo mais reduzido das aulas, diminuindo a ansiedade.

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