Com narizes de palhaço, faixas e panfletos em mãos, cerca de 300 estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) manifestaram-se, na noite de ontem, pela redução do valor das mensalidades dos cursos.
No Dia Nacional de Luta pela Redução das Mensalidades nas Universidades Particulares, os universitários protestaram contra o anunciado aumento de 10% sobre o valor das mensalidades, que entrará em vigor em janeiro de 2002.
De acordo com o estudante Thiago Moratelli, diretor de política estudantil do Diretório Acadêmico de História da USC, a manifestação foi pacífica e não houve atos violentos. Alguns tentaram forçar a passagem pelo portão da frente, mas foram problemas isolados, garante Moratelli.
Com carro de som e megafones, os manifestantes convidaram outros estudantes a fortalecer o grupo. Segundo a organização do evento, cerca de 300 universitários reuniram-se em frente à Reitoria para entregar à administração geral os abaixo-assinados solicitando a redução das mensalidades. O documento, com cerca de 1.500 assinaturas, foi entregue à assessoria jurídica da universidade, que recebeu os alunos e prometeu o agendamento de uma reunião para os próximos dias. Vamos ficar de olho, reforçou o estudante do curso de História.
Os alunos pretendem dialogar e ter acesso às planilhas de gastos da universidade referentes aos cinco últimos anos.
Moratelli destaca a importância da adesão dos alunos que estavam em aulas. Das pessoas que abordamos, ninguém se recusou a assinar a lista, mesmo sabendo da perseguição que acontece na USC.