Certificação internacional
Um acordo firmado pela Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) com a norte-americana NSF International vai permitir, a partir do próximo ano, que as empresas brasileiras de águas minerais possam conferir aos seus produtos padrão mundial de qualidade.
Respeitadas
A NSF é uma das mais respeitadas instituições certificadoras na área de alimentos, com sede nos Estados Unidos e atuação em 71 países. O selo NSF confere ao produto certificado padrão de qualidade igual ou superior ao exigido pela rigorosa Food and Drugs Association (FDA).
Certificação
No início de janeiro próximo, as empresas produtoras de águas minerais filiadas à Abinam serão comunicadas do acordo e poderão candidatar-se à certificação. Para isso, serão assessoradas pelo Comitê Técnico da Abinam quanto às condições e métodos de avaliação da NSF.
Negócios
Atualmente, o País importa mais do que exporta água mineral. Dados de 99 mostram que dos três bilhões de litros produzidos pela indústria no período, apenas 779 mil foram exportados, gerando a tímida receita de US$ 150 mil.
Carro I
Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) deverá examinar projeto de lei de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL/RR) que permite ao trabalhador utilizar-se de recursos da sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de veículo automotor destinado a uso pessoal ou familiar.
Carro II
O projeto deverá ser examinado em caráter terminativo, a partir do início do próximo ano, quando a CAS reiniciará seus trabalhos. Para que se possa utilizar os recursos do FGTS para a compra de automóvel, o trabalhador já terá de possuir casa própria, uma forma de garantir que os recursos sejam prioritariamente destinados à habitação.
Superior
A companhia aérea norte-americana Delta Airlines projeta uma perda de US$ 500 milhões no quarto trimestre de 2001, superior ao esperado pelos analistas, segundo documento apresentado à Comissão de Segurança e Intercâmbio da Bolsa.
Multas
O senador Edison Lobão (PFL-MA), primeiro vice-presidente do Senado, pretende limitar as multas de trânsito ao valor máximo de 180 Ufir e revogar o fator multiplicador previsto para infrações mais graves no Código de Trânsito Brasileiro. As medidas constam de projeto de lei de sua autoria que tramita, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Multiplicação
O Código de Trânsito estabeleceu multas entre 50 e 180 Ufir, de acordo com a gravidade da falta cometida. Para as faltas consideradas gravíssimas, previu-se a possibilidade de uso de um multiplicador sobre a multa original. Desta forma, o valor das multas sobe para no mínimo o triplo e no máximo o quíntuplo da quantia inicial.
Excessos
Ao justificar sua proposta, o senador adverte que, se o tratamento rigoroso das infrações contribuiu para o combate à violência no trânsito, por outro lado a inadimplência que atinge o pagamento de multas revelaria excessos da atual legislação.
Novo
No início de janeiro de 2002, Joinville, maior cidade de Santa Catarina terá uma nova opção de hospedagem. Abrirá, em soft opening, o Blue Tree Towers-Joinville, da rede Blue Tree Hotels, com padrão quatro estrelas, com 84 suítes.