Regional

Câncer de próstata será tema de evento em Lins

Adilson Camargo
| Tempo de leitura: 1 min

Lins - A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove amanhã, em Lins, um encontro com urologistas de todo o Estado de São Paulo para apresentar os avanços da Medicina no combate ao câncer de próstata e de bexiga. Entre os conferencistas estão escalados os professores Miguel Srougi (Unifesp), Ubirajara Ferreira (Unicamp) e Antônio Carlos Lima Pompeo (USP). Completa a lista o urologista Renato Prado Costa, de Jaú.

Na opinião de Aguinaldo Cesar Nardi, vice-presidente da SBU, encontros como esse são importantes na medida que possibilitam uma interação maior entre os profissionais do Interior e da Capital a respeito do assunto. Ao compartilharem experiências e conhecimentos, ele acredita que a grande beneficiada acaba sendo a sociedade.

Mas a maior barreira, segundo ele, ainda está para ser vencida. O preconceito envolvendo o toque retal continua sendo o responsável por muitas mortes que poderiam ser evitadas. O câncer da próstata, de acordo com Nardi, tem 90% de chances de ser curado quando diagnosticado precocemente (antes da doença se espalhar por outras partes do corpo).

Quando a doença deixa de ser localizada (apenas na próstata) a possibilidade de cura se torna nula, segundo Nardi. Por isso, ele ressalta a importância dos exames preventivos. O ideal, segundo ele, é que todo homem acima dos 45 anos faça os exames pelo menos uma vez por ano.

“Assim como não há preconceito contra os exames de garganta, ouvido, nariz, não pode haver preconceito com o toque retal”, recomenda o urologista.

O encontro de amanhã será no hotel Quality Resort & Convention Center, a partir das 8h30. É esperada a presença de pelo menos 100 urologistas. O encerramento está previsto para as 16h.

Comentários

Comentários