Geral

Confirmados mais 2 casos de dengue

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

O Departamento de Saúde Coletiva (DSC) confirmou ontem mais dois casos de dengue em Bauru. Trata-se de um caso autóctone (contraído na cidade) registrado no Jardim Bela Vista, e um importado (adquirido em outra localidade), na Vila Cardia, provavelmente contraído na Baixada Santista. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura. Neste ano, até agora, 29 moradores de Bauru desenvolveram a doença.

Da leva de resultados de exames recebidos ontem pelo DSC, 28 deram negativos. Mas o número de pessoas sob suspeita, que aguardam resultados de exames, é grande: 148. A maioria dos casos registrados em Bauru é importado. No entanto, o que está preocupando o DSC é que alguns dos casos autóctones são de moradores do Núcleo Gasparini e Bela Vista e outros bairros que tiveram a doença no ano passado.

Isso significa que a mesma população está novamente suscetível à dengue, o que pode favorecer o surgimento da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal. Outro agravente é que ainda não se sabe o tipo de vírus que está circulando na cidade de Bauru. A dengue hemorrágica ocorre na reincidência da doença, de um vírus diferente da primeira vez.

Treinamento

Associados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon) de Bauru participam, hoje, de um curso de capacitação para o combate à dengue. As informações são da assessoria de imprensa do sindicato. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, também deverá reunir funcionários de aproximadamente 100 imobiliárias da cidade.

“O objetivo é treinar engenheiros, mestres de obras e corretores de imóveis para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os profissionais da construção vão fazer vistorias nos canteiros de obras onde trabalham e os corretores vão vistoriar os imóveis que estão fechados para venda ou locação”, explica o diretor regional do SindusCon-SP, Antônio Trindade da Silva Neto.

Segundo ele, a única forma de impedir que a epidemia da dengue se alastre pela cidade é cada um fazer a sua parte. “Se eu me responsabilizo por eliminar os criadouros da minha casa e meu vizinho não, não adianta. É preciso acabar com o mosquito de vez. A dengue está matando pessoas no Brasil e a gente precisa arregaçar as mangas para que a tragédia carioca não se repita em Bauru”.

O curso será ministrado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos no Programa Municipal de Combate à Dengue. A diretoria da Regional Centro-Oeste do SindusCon-SP convida toda a imprensa a acompanhar o treinamento como forma, inclusive, de incentivar parcerias deste tipo.

Comentários

Comentários