Quando foi lançado, o Fiat Stilo desembarcava nas concessionárias com o objetivo de abocanhar 20% de um segmento em que a montadora de origem italiana historicamente nunca obteve grande representatividade: a dos hatch médios.
Entretanto, com o Stilo parece que a “tradição†negativa está mudando. O modelo, em apenas três meses de mercado, já supera a marca de 2 mil unidades comercializadas mensalmente - desempenho nunca alcançado pelo Brava - e já incomoda o reinado dos campeões absolutos durante anos no setor: Golf e Astra.
Grande parte desse bom desempenho foi impulsionado pela sua versão básica, o 1.8 8V, a mais vendida da linha e testada na última semana pelo Auto Mercado&Cia. Mas também auxiliaram suas qualidades, como o belo design, o ótimo conjunto e a excelente dirigibilidade.
Por fora, o Stilo segue visual sóbrio que caracteriza os veículos do segmento. A dianteira é robusta e emoldurada por um pára-choque envolvente e protetor. Abaixo dele há uma larga tomada de ar de linhas horizontais. E acima destaca-se a grade frontal limpa, praticamente retangular, no centro da qual se posiciona o emblema da Fiat.
A traseira conta com ângulos agudos e contornos curvos, pára-choque integrado e lanternas bicolores inseridas nas margens externas das laterais. O conjunto se completa com as luzes de neblina na parte central da tampa do porta-malas.
De série, o Stilo 1.8 8V vem com banco regulável em altura, direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos. O ar-condicionado e os airbags são opcionais. Não é muito, mas é melhor equipado que as versões básicas de concorrentes como o Golf e o Astra.
Por dentro, o Stilo 1.8 exibe bom acabamento, comandos bem localizados e, além da altura avantajada, apresenta uma característica típica das minivans: o interior espaçoso e funcional. O modelo conta com vários compartimentos para guardar objetos e um sistema para personalizar as funções do carro - batizado pela Fiat de My Car.
Desempenho
Na avaliação da versão, o Stilo 1.8 demonstrou o porquê de seu bom desempenho comercial. Bastou girar o volante para as diferenças entre os concorrentes começarem a ser notadas.
A começar pelo sistema de direção dual drive, que reduz o esforço em manobras. Para facilitá-las, a função city deixa a direção bem leve até 36 km/h. Depois dessa velocidade, o sistema volta a “endurecer†o volante, aumentando a segurança.
O motor 1.8, capaz de gerar 103 cavalos e 17 kgfm de torque, exibiu força e agilidade nas mais variadas situações de tráfego. Segundo a Fiat, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e atinge 185 km/h.
Os engates de câmbio foram precisos e suaves e os comandos do painel são completos e bem localizados. A suspensão absorveu bem as irregularidades do piso e manteve o carro “grudado†ao chão nas curvas, sem inclinar a carroceria em demasia.