Atender aos apelos dos adeptos do estilo da marca e reforçar a evolução do mercado das motocicletas custom no Brasil. Esse são os principais objetivos da Yamana com o seu mais novo lançamento deste ano: a XVS 650 ou, como é mais comumente conhecida, Drag Star 650.
O modelo começará a ser vendido nas concessionárias a partir do próximo dia 20 e trará como uma de suas principais novidades, comuns aos modelos da linha 2003, um dispositivo batizado de Air Induction System. Este é formado por diafragmas e válvulas interligados com o carburador, filtro de ar e cabeçote que contribuem para a emissão de gases com baixos índices de poluentes.
O seu motor de 649 cc, bicilíndrico quatro tempos em “Vâ€, refrigerado a ar - o mais fiel possível ao autêntico estilo custom -, tem válvulas do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft) e desenvolve 40 cv a 6.500 rpm, gerando torque de 5,2 kgfm a 3.000 rpm.
A força que seu propulsor libera é suficiente, por exemplo, para as constantes retomadas de velocidade sem a necessidade de “cambiar†para engrenar uma marcha mais baixa, uma das características mais apreciáveis nessa categoria de motocicleta.
A Drag 650 tem transmissão secundária por eixo cardan, monodisco dianteiro de 298 milímetros de diâmetro, suspensão traseira monochoque do tipo oculta - imitando as rabo-duro e design com profusão de detalhes cromados.
Com peso seco de 215 quilos, assento a 695 milímetros do solo, pedaleiras avançadas e característico ronco dos dois escapes laterais, a Drag Star 650 tem nas estradas e viagens seu “habitat†natural, proporcionando prazer de pilotar nessas situações.
No passado, a Drag 650 foi importada e comercializada pela Yamaha do ano 2000 a meados de 2001. Já em 2003 o modelo está sendo produzido no País na Zona Franca de Manaus, no Estado do Amazonas.
A Yamaha Drag Star XVS 650 estará disponível nas cores preta ou prata ao preço público sugerido de R$ 22.500,00, ou pelo consórcio em 36, 50 ou 60 parcelas sem juros.
Ficha Técnica
Comprimento total 2340 milímetros
Largura total 880 milímetros
Altura total 1065 milímetros
Altura do assento 695 milímetros
Distância entre eixos 1610 milímetros
Peso seco 215 quilos
Raio de giro mínimo 3,1 metros
Motor Quatro tempos, SOHC
Cilindrada real 649 cilindradas
Taxa de compressão 9,0:1
Potência máxima 40 cv a 6500 rpm
Torque máximo 5,19 kgfm a 3000 rpm
Sistema de partida Elétrica
Tanque de combustível 16 litros
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio Cinco velocidades
Quadro Berço duplo
Pneu dianteiro 100/90
Pneu traseiro 170/80
Freio dianteiro Disco de 298 milímetros
Freio traseiro Tambor de 200 milímetros
Suspensão dianteira Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira Braço oscilante, monoamortecedor, mola e óleo
Curso da suspensão dianteira 140 milímetros
Curso da suspensão traseira 86 milímetros
Cores Preta e prata