Botucatu - O professor doutor Arion Caio Paulino, docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) morreu no início da noite de anteontem. Pioneiro das atividades de cirurgia pediátrica na faculdade, o professor era um dos mais importantes pesquisadores brasileiros nessa especialidade médica.
Segundo informações da assessoria de imprensa da FMB, Paulino era natural de Pompéia e formou-se em medicina, em Botucatu, em 1975. Depois de realizar residência médica em cirurgia geral, passou a se especializar em cirurgia pediátrica, através de residência e estágios em diversas instituições da Capital. Em 1979, retornando a Botucatu, iniciou as atividades de cirurgia pediátrica, introduzindo novas técnicas e procedimentos nos trabalhos do centro cirúrgico, da enfermaria, berçário e radiologia.
Em 1980, também de forma pioneira, iniciou a utilização de Alimentação Parenteral Central em crianças. Em 1981, após ser aprovado como especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, implantou o serviço de residência nessa especialidade na Faculdade de Medicina de Botucatu, o que possibilitou a formação de profissionais para os quadros de algumas escolas de medicina de São Paulo e do Paraná.
Em 1999 organizou e implantou o Curso de Oncologia da FMB, e que esteve sob sua coordenação desde 2000.
Ainda em 1999, foi coordenador, a convite, do grupo de trabalho que reorganizou e ampliou as atividades da Cirurgia Pediátrica do Hospital de Base de Bauru.