A Feira de Arte e Artesanato de Bauru- Ubá foi transformada ontem em um grande arraiá. A edição especial do evento contou com apresentação de quadrilha, catira e muita música. Os artesãos enfeitaram as barracas e usaram adereços para sinalizar o mês das festas juninas.
A feira mensal, que reúne artesãos de Bauru e região, resolveu neste mês trazer mais um atrativo para o público que aprecia o artesanato e comidas típicas vendidos no local: apresentou atrações de festa junina. “Junho é o mês das festas juninas e nós não poderíamos ficar fora. Orientamos os artesãos a enfeitar as barracas com bandeirinhas”, explica Cássia Zampieri, funcionária da Secretaria Municipal de Cultura.
Para completar o evento, foram feitas apresentações de quadrilha, catira e música caipira. “É um atrativo a mais. As pessoas vêm para o evento e acabam conhecendo e comprando algum produto vendido em uma das 96 barracas”, conta ela.
O espírito da festa junina contagiou muita gente. A artesã Silvana Venâncio, por exemplo, resolveu colorir a barraca de bijuterias com bandeirinhas de várias cores. “Eu mesma fiz as bandeirinhas. Acho que chama a atenção do público e atrai os compradores”, diz
A artesã Maria Helena Martins confeccionou flores de papel para enfeitar a barraca de pinturas em tecido. “Acho que a proposta de focar a feira com um tema é interessante. Temos que atrair o público.”
A Ubá nasceu em dezembro 2001 de forma tímida. Instalada no Parque Vitória Régia, ela foi crescendo e já se consagrou como uma atração mensal. Atualmente, são 96 barracas espalhadas pelo parque que atraem mais de mil pessoas em cada uma de suas edições.
Nas barracas instaladas no local é possível encontrar todo tipo de produto artesanal, como licores, biscoitos, crochê, trabalho em madeira, metal, couro, pinturas em tecido, tela, roupas, vidros, entre outros produtos.
Além dos expositores, outros 200 artesões estão interessados de participar da Ubá, de acordo com Cássia. “Há muitos interessados, mas estamos avaliando porque a feira tem que apresentar uma variedade de produtos para não perder o seu foco atrativo”, frisa.