Bairros

Escola inaugura Memorial Nobuji Nagasawa

Diego Molina
| Tempo de leitura: 2 min

A família Nagasawa foi homenageada ontem com a inauguração de um memorial para seu patriarca, Nobuji Nagasawa, na Escola Estadual “Padre Antônio Jorge de Lima”. A celebração fez parte da cerimônia de abertura da 2ª Feira de Trabalhos Escolares (Fetesc) da instituição, que fica no núcleo que recebe o nome do homenageado (e também é conhecido como Bauru 2000).

A diretora da escola, Élida Farias, explica que a decisão de montar um memorial e prestar esta homenagem à família Nagasawa veio principalmente do fato de que os moradores e alunos não conheciam a pessoa que dá nome a seu bairro.

“Eles não sabem a importância do senhor Nobuji para a cidade de Bauru. Nós achamos relevante mostrar a eles quem foi este cidadão”, diz.

A família auxiliou na iniciativa ao doar fotografias, objetos pessoas, livros e documentos do patriarca para o memorial. Junji Nagasawa, filho de Nobuji, estava muito emocionado com o carinho da comunidade. “Não esperávamos que isto fosse acontecer com esta grandiosidade. Já houve a lembrança do nome do papai quando o bairro foi batizado, e agora esta é uma forma de marcar para estes alunos quem foi Nobuji Nagasawa e o que ele fez pela cidade e pela comunidade”, declara o filho.

Ele opina que a montagem de um memorial é a forma ideal de preservar a história de seu pai, assim como de outros imigrantes japoneses que vieram para Bauru. “Temos um acervo muito grande de coisas dele, e cedemos diversos documentos e objetos para formarmos este memorial. Aqui está boa parte da história dele em Bauru”, comenta, emocionado.

Nobuji Nagasawa, já falecido, veio do Japão para o Brasil na década de 30, ainda jovem. Depois de mudar-se para Bauru, tomou a frente dos negócios de uma fábrica de massas alimentícias. Teve três filhos com a esposa Kimiji, e hoje a família já conta com dez netos.

Élida declara que a instalação do memorial na escola é uma forma de preservar a cultura de Bauru. “Buscamos que nossa escola seja realmente um pólo de difusão de cultura. Mostrar para o bairro quem foi Nobuji Nagasawa é uma questão incluída da história da cidade”, afirma.

A programação da 2ª Fetesc segue até amanhã, com apresentações teatrais, musicais e de dança, oficinas, mostra de trabalhos de alunos e da comunidade, apresentação de esportes radicais, palestra sobre aids e doenças sexualmente transmissíveis e a etapa final do concurso Garota Verão 2003/2004.

Comentários

Comentários